Autopédia Para que servem as marcas vermelhas no velocímetro?

Velocímetro

Para que servem as marcas vermelhas no velocímetro?

Os velocímetros de muitos automóveis apresentam uma marca vermelha aos 50 km/h. Já devem ter-se cruzado com elas e perguntaram-se o porquê de tal acontecer.

Marcas vermelhas no velocímetro

Alvo de intermináveis divagações pela internet fora, podemos desde já afirmar que as marcas vermelhas presentes em inúmeros velocímetros, não se tratam de shift points — ou seja, de momentos ideais para a troca de mudança. Alguns automóveis, além da marca nos 50 km/h, acrescentam outras aos 30, 90 e 130 km/h.

Para que servem estas marcas?

Servem para ser mais fácil identificar se circulamos dentro dos limites de velocidade ou não. Estas marcas são auxílios visuais para o condutor cumprir esses mesmos limites.

Sim, em Portugal, o limite máximo de velocidade é de 120 km/h, mas em países como a Alemanha e França, onde estão sediados uma série de grandes construtores, o limite é de 130 km/h. Os restantes limites são partilhados por vários países europeus, portanto não há discrepâncias.

Mercedes Classe E interior

Os 50 km/h são o limite de velocidade em áreas urbanas mais comum por essa Europa fora. Os 30 costumam aparecer em zonas mais sensíveis, como escolas, e os 90 km/h costumam ser a norma para as estradas nacionais.

A NÃO PERDER: Conhece todos os segredos da «nova pérola» da Toyota

Seria incomportável e até um pesadelo logístico produzir painéis de instrumentos personalizados para cada mercado, pelo que é natural existirem discrepâncias. Futuramente, com os painéis de instrumentos eletrónicos a ganharem destaque nos interiores, algumas destas pequenas questões poderão ser resolvidas. Respondida esta questão que assombrava a vida de muitos automobilistas, já podemos finalmente dormir descansados.

Fonte: Quatrorodas