Autopédia Para que servem estas setas de plástico nas porcas das rodas dos camiões?

Veículos pesados

Para que servem estas setas de plástico nas porcas das rodas dos camiões?

Cada vez uma visão mais comum em camiões e autocarros, afinal para que servem estas setas em plástico colocadas nas porcas das suas rodas?

Setas-pneus
Checkpoint Safety

Um autêntico «mundo à parte», os veículos pesados contam com acessórios que são completamente desconhecidos para a maioria dos condutores. Como estes que vos trazemos hoje, que não são mais que umas tampas em plástico com extremidades triangulares — basicamente, formando umas setas — que são colocadas sobre as porcas das rodas de veículos pesados como camiões e autocarros.

Conhecidas como “indicadores de aperto de porcas”, estas pequenas peças em plástico têm uma função bem mais importante, no capítulo da segurança, do que, à primeira vista, a sua simplicidade deixaria adivinhar.

Tal como o seu nome indica, estas setas indicam se as porcas mantém-se ou não apertadas. Além disso, servem ainda de sinal de alerta aos motoristas em caso de sobreaquecimento do eixo. Como é que fazem tudo isto? Nas próximas linhas explicamos.

A NÃO PERDER: AdBlue acabou. E agora? Vou ter problemas no motor?

Como funcionam?

Como podemos ver, estes “indicadores de aperto de porcas” são montados sobre as porcas das rodas e podem ser alinhados de várias formas.

Podemos agrupá-los em pares, com as setas a apontarem umas para as outras; podemos montar as setas «em cadeia», com todas a apontar para uma direção; ou ainda montá-las com as pontas a apontar para o centro da roda.

Seja qual for a forma escolhida de alinhá-las, caso uma porca mude de posição (ou seja, comece a desapertar), o seu movimento vai ser denunciado pela alteração da posição das setas.

Além desta função de indicar se a porca mantém-se ou não apertada, também conseguem indicar se há ou não um sobreaquecimento de um dos eixos do veículo.

A NÃO PERDER: Radares de velocidade média. O que são e como funcionam?

A forma como o fazem não podia ser mais óbvia: derretem, pois são feitas em plástico. O material com que são feitas está projetado para derreter a partir de determinada temperatura.

Além destas setas há ainda outro sistema que visa prevenir o desaperto das porcas das rodas dos veículos pesados. Ao invés de termos uma peça por porca, este sistema une fisicamente duas porcas, conseguindo até servir de travão para o desaperto excessivo das mesmas.

Porque é que as porcas se desapertam?

Escusado será dizer que a montagem de ambos os dispositivos de aviso é feita depois de se apertar as porcas das rodas, havendo várias causas pelas quais estas se vão desapertando com o passar do tempo.

O aperto excessivo das porcas (que as danifica e acaba por reduzir a sua eficácia) é uma dessas causas, assim como o não terem sido apertadas o suficiente (tendo sempre como referência as indicações de aperto do fabricante); fraca qualidade das porcas; a presença nas porcas de areia, sal, ferrugem ou outros «contaminantes»; a expansão e contração do metal devido à variação de temperatura; ou simplesmente o envelhecimento das porcas em si.

Sejam quais forem as causas, não deixa de ser surpreendente verificar como uma solução aparentemente tão simples e económica possa ajudar a aumentar de forma efetiva a segurança de quem anda diariamente na estrada.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Opel Tigra?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Opel Tigra, o “coupé do povo”
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Glórias do Passado. Opel Tigra, o “coupé do povo”