Autopédia De que cor é a caixa negra dos automóveis?

Tecnologia

De que cor é a caixa negra dos automóveis?

A caixa negra da imagem em destaque é de um avião e… não é negra. Será que a caixa negra obrigatória para os automóveis novos tem também uma cor específica?

caixa negra aviões
© NTSB

Desde dia 7 de julho, que os automóveis novos vendidos na União Europeia (UE) são obrigados a estar em conformidade com novas regras de segurança. Estas incluem a adição de novos equipamentos, entre os quais uma caixa negra.

Bem, “caixa negra” não é o nome oficial deste equipamento, mas sim uma espécie de alcunha. Na realidade chama-se Event Data Recorder (aparelho de registo de eventos), mas como a sua função é similar às das caixas negras dos aviões não admira que o nome tenha «colado».

No caso dos aviões, a caixa negra é um objeto físico e a sua cor não é, como seria de esperar, negra. Na realidade é cor de laranja (são mais fáceis de ver e encontrar). Nos automóveis a caixa é algo diferente, como pode ver no mais recente episódio (n.º 66) do Auto Rádio, um podcast da Razão Automóvel com o apoio do PiscaPisca.pt.

Caixa negra controversa

Tem havido alguma controvérsia à volta deste novo equipamento, sobretudo a relacionada com o tipo de dados que vai registar.

Se já viu o vídeo acima, sabe que a caixa negra não é mais que um software. Este programa é alimentado por vários dispositivos e sensores dos veículos que permite armazenar parâmetros e informações críticas relacionadas com uma colisão antes, durante e após esse evento.

O objetivo? Perceber exatamente o que o veículo estava a fazer (travar, virar, etc) nesses instantes, dando às autoridades todos os dados para ajudar a reconstruir da forma mais fiel possível o sinistro.

Convidamos a ver o episódio completo do Auto Rádio, onde vai poder descobrir em mais detalhe o que esta “caixa” regista e damos resposta a outras perguntas. Por exemplo: quem é que pode aceder aos dados registados ou se vai afetar o prémio dos seguros. Mais um episódio a não perder.

Mais sistemas de segurança

A UE estabeleceu metas ambiciosas em matéria de redução da sinistralidade. O objetivo é o de ficar o mais próximo possível de zero fatalidades nas estradas europeias até 2050. Os novos regulamentos de segurança são mais um passo nesse sentido.

Estes começaram a entrar em vigor em julho de 2022 apenas para os novos modelos lançados. Agora, todos os automóveis novos à venda na UE têm de estar em conformidade com os novos regulamentos.

A caixa negra é apenas um dos muitos equipamentos de segurança que foram aprovados pela UE. Além destes, que são na maioria ADAS (Sistemas Avançados de Assistência à Condução), foram implementados também novos testes de colisão mais exigentes:

  • Travagem autónoma de emergência;
  • Pré-instalação Alcoolímetro bloqueador de ignição;
  • Detetor de Sonolência e Distração;
  • Sistema de Paragem de Emergência;
  • Atualização do Crash-test frontal (toda a largura do veículo) e cintos de segurança melhorados;
  • Zona de impacto da cabeça alargada para peões e ciclistas, e vidro de segurança;
  • Assistente inteligente de velocidade;
  • Assistente de manutenção na faixa de rodagem;
  • Proteção dos ocupantes — impactos contra poste;
  • Câmara traseira ou sistema de deteção.

Sabe esta resposta?
Em qual destas situações as crianças não podem viajar no banco da frente?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Transporte de crianças no automóvel. Tudo o que precisa de saber