Autopédia Estes modelos da Lexus e da Toyota não têm porta-luvas. Saiba porquê

Curiosidades

Estes modelos da Lexus e da Toyota não têm porta-luvas. Saiba porquê

Nem o Lexus RZ nem o Toyota bZ4X contam com o tradicional porta-luvas por baixo do tabliê. Mas qual será o motivo?

© Lexus

O Lexus RZ e o Toyota bZ4X são, neste momento, duas das principais novidades do Toyota Group. Desde o início do seu desenvolvimento que o tema do consumo de energia foi um dos mais importantes, o que não deixa de ser uma preocupação transversal ao desenvolvimento de todos os automóveis.

Quanto menos energia for gasta, mais eficiente é um sistema elétrico. E cada kWh de energia poupado, resulta numa maior autonomia. Neste jogo de engenharia podem surgiu soluções diferentes e foi o que aconteceu.

Entre as muitas soluções patenteadas para estes modelos, há uma que está relacionada com o aquecimento do habitáculo. E esta foi responsável por uma boa poupança de energia.

© Lexus

No entanto, por causa desta solução, deixou de ser possível contar com o habitual compartimento do porta-luvas.

A Lexus chama-lhe Radiant Heating, ou, traduzido à letra, “aquecimento radiante”. Trata-se de um novo sistema de aquecimento do habitáculo efetuado através de painéis infravermelhos.

Tablier com aquecimento radiante. Como?

Estes novos painéis estão instalados em zonas inferiores do tablier. Mais especificamente, debaixo da coluna da direção (condutor) e na área onde costumava estar o porta-luvas (passageiro da frente).

Por se tratarem de painéis infravermelhos, têm a capacidade de aquecer rapidamente todos os objetos sólidos que estiverem por perto. Neste caso, as pernas de quem viaja nos lugares da frente.

Tal como explicado pelos engenheiros que ajudaram a desenvolver este sistema, a sensação é muito semelhante à utilização de um cobertor quente nas pernas. A rapidez de aquecimento segundo estes responsáveis, faz com que o habitáculo fique à temperatura desejada quase imediatamente.

Por uma questão de segurança e para evitar dissabores, foi também incluído um sensor que deteta qualquer tipo de toque por parte do utilizador. Caso isso aconteça, a temperatura dos painéis desce automaticamente para os 43 graus.

Este sistema (já disponível no Lexus RZ e em breve no Toyota bZ4X) reclama um consumo de energia 8% inferior ao da climatização convencional. Sendo que esta é normalmente a solução mais utilizada, mas também a mais exigente em termos energéticos.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência máxima do motor V12 que a BMW conseguiu encaixar num Z3 em 1999?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Coragem ou loucura? Quando a BMW meteu um V12 num Z3
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Coragem ou loucura? Quando a BMW meteu um V12 num Z3