Branded Content 99% dos proprietários do Classe G têm um problema fácil de resolver

G-Class Experience Center

99% dos proprietários do Classe G têm um problema fácil de resolver

Que todos os problemas tivessem uma solução tão simples: muita lama, muitas pedras e vários cruzamentos de eixos. Chama-se G-Class Experience Center.

Guilherme Costa com Classe G 4x4

Os dados são da Mercedes-Benz. Apenas 1% dos proprietários do Mercedes-Benz Classe G fazem todo o terreno, o que significa que 99% permanece exclusivamente no asfalto. “É uma pena que assim seja”, disse-nos um dos responsáveis pelo G-Class Experience Center, um espaço inaugurado pela Mercedes em 2020, que tenta combater diariamente esta estatística.

“É um bom problema . Gostávamos que todos os nossos clientes experimentassem aquilo que um Classe G é capaz de fazer”, disse-nos este responsável enquanto preparava o briefing para mais um grupo de participantes.

Localizado a poucos minutos da cidade de Graz, na Áustria, este espaço com 100 mil m² de área parece um centro de testes, mas é, na verdade, um parque de diversões com mais de 40 exercícios onde podemos colocar as capacidades dinâmicas do Classe G à prova.

Nós fomos até lá e mostramos tudo neste vídeo:

É uma experiência que qualquer pessoa pode fazer — o custo, como explicamos no vídeo, pode variar em função do programa e do número de participantes. Além da experiência off road também pode configurar o seu Classe G neste local e ir entregar a sua encomenda diretamente à fábrica.

Querem um conselho? Tirem umas horas para «brincar» no configurador. Há mais de 20 mil cores à escolha e mais de um milhão de combinações possível.

É assim desde 1979

A Mercedes-Benz escolheu este local para construir o G-Class Experience Center por um motivo: é a poucos quilómetros daqui que encontramos a fábrica onde é produzido o Classe G de forma ininterrupta e sempre na mesma linha de produção desde 1979.

G-Class Experience Center. Vários G em exposição
Mercedes-Benz AG Neste G-Class Experience Center é possível testar todas as versões do Classe G: das versões com motor de combustão ao inédito 100% elétrico.

Foi o ano em que a Mercedes-Benz lançou este modelo cujo nome deriva da palavra alemã Geländewagen (numa tradução livre: veículo todo o terreno). No total já foram produzidas mais de 500 mil unidades do Classe G ao longo de 45 anos.

E tal como expliquei no vídeo, na essência o Classe G praticamente não mudou. Já a utilização deste veículo mudou imenso.

mercedes-Benz classe g amg
Apesar de continuar preparado para off road, hoje encontramos mais depressa um Mercedes-Benz Classe G a circular pelas ruas do Mónaco do que nas dunas do deserto do Saara.

No entanto, nada disto parece ter adormecido a essência do Classe G: continua preparado para atravessar qualquer continente, de uma ponta à outra, sem tocar no asfalto. Agora, naturalmente, com mais conforto — agradeçam à evolução tecnológica. Mas curiosamente começámos esta experiência pelo asfalto…

Linha de produção do Mercedes-Benz Classe G.
Mercedes-Benz AG Na linha de produção do Classe G só existe um robô. Serve para espalhar cola no vidro dianteiro, tudo o resto é feito de forma manual.

Não é apenas um centro todo o terreno

Segundo a Mercedes-Benz, o propósito deste G-Class Experience Center é muito claro: permitir que os clientes e futuros clientes da marca experimentem as aptidões deste modelo. Mas não se “trata apenas de uma experiência off road” como nos explicou um dos responsáveis por este programa. “Queremos sobretudo partilhar a história e a essência do Classe G com os nossos clientes”.

Mercedes-Benz Classe G a passar por zona de lama
© Mercedes-Benz AG Um conselho? Levem roupa prática… vai ser intenso.

Uma experiência que também é feita de pequenos detalhes: todos os participantes são divididos em grupos, para poderem partilhar sensações durante o percurso. No final, todos recebem um certificado a comprovar que fazem parte dos tais 1% que já levaram o Classe G para fora de estrada.

Classe G a subir rampa em terra
Se tiverem a mesma sorte que nós, ainda fazem amizade com alguns dos participantes. Não há dúvida que os automóveis nos aproximam.

Além disso, podem configurar diretamente o vosso Classe G de “sonho” e entregar a encomenda na fábrica. Há uma sala onde é possível ver, tocar e escolher todos materiais e componentes do G que são personalizáveis. Como podem ver no vídeo, há muito por onde escolher. Só a carroçaria tem mais de 20 mil cores disponíveis:

No entanto a espera poderá ser relativamente longa. Ao fim de 45 anos, o Classe G continua a ter uma enorme procura e a fábrica, que não recorre a robôs — o que poderia reduzir os tempos de produção — continua a preferir o cuidado das mãos humanas.

Seja como for, a parte mais difícil é mesmo escolher — como podem ver nos minutos iniciais do vídeo. Diesel, gasolina ou 100% elétrico fica ao vosso critério.