Branded Content Para comprar o Kia EV3 tenha atenção a dois fatores

patrocinado KIA

Guia de compra

Para comprar o Kia EV3 tenha atenção a dois fatores

O Kia EV3 está disponível em Portugal com duas baterias e três níveis de equipamento. O processo de escolha é simples.

guilherme costa com kia ev3 2025
© Razão Automóvel

A escolha de um 100% elétrico acarreta uma decisão importante: mais autonomia ou preço mais baixo? Neste guia de compra percorremos mais de 1000 km ao volante do Kia EV3 Drive.

Será que a versão de acesso é suficiente para o quotidiano ou a versão com a bateria maior é o melhor compromisso? Quanto ao nível de equipamento, o que esperar de cada versão? São algumas das questões às quais respondemos neste Guia de Compra.

traseira kia ev3
© Razão Automóvel Com 4,30 m de comprimento, o EV3 é cerca de 21 cm mais curto do que o Kia Sportage, ainda que a distância entre-eixos seja praticamente a mesma.

Vamos simplificar. Standard ou Long Range?

O motor é sempre o mesmo. O Kia EV3 — que acabou de conquistar o título de Carro Mundial do Ano 2025 — conta sempre com um motor elétrico de 150 kW (204 cv) e um binário de 283 Nm, capaz de acelerar este modelo até aos 100 km/h em menos de 7,5 segundos. É na capacidade da bateria e na autonomia que encontramos diferenças importantes.

Veja o vídeo completo. Mais de 1000 km ao volante do Kia EV3:

A versão Standard Range está equipada com uma bateria de 58,3 kWh e anuncia até 436 km (ciclo WLTP) de autonomia. O suficiente para deslocações diárias ou médias distâncias. Em autoestrada, mantivemos consumos médios na ordem dos 18,1 kWh/100 km, garantindo facilmente mais de 300 km de alcance. Uma autonomia real que em cidade supera os 400 km.

É esta versão que deve escolher? Depende. Se costuma realizar viagens mais longas ou não quer depender tanto de carregamentos frequentes, vale a pena olhar para a versão Long Range, equipada com uma bateria de 81,4 kWh. Aqui, a autonomia pode atingir os 605 km (ciclo combinado WLTP), um valor de referência no segmento.

Kia EV3 a carregar
© Razão Automóvel O Kia EV3 admite potência de carga de até 150 kW em corrente contínua (DC).

Ambas as versões suportam carregamentos até 11 kW em corrente alternada (AC) e permitem carregar dos 10% aos 80% em aproximadamente 31 minutos em carregadores rápidos (corrente contínua ou DC).

Equipamento: o essencial ou o máximo?

O Kia EV3 está disponível em três níveis de equipamento: Drive, Tech e GT Line. Poderá aceder ao configurador da marca e conhecer todos os detalhes. Veja qual a campanha KIA em vigor:

A versão Drive (desde 36 801 euros) é a mais acessível. Foi exatamente essa que utilizámos no vídeo. Está equipada com dois ecrãs digitais panorâmicos que somam quase 30″, climatização automática, sensores de estacionamento, cruise control adaptativo e integração total com Apple CarPlay e Android Auto. Para empresas, com dedução de IVA, o valor pode baixar para cerca de 30 500 euros.

volante kia ev3
© Razão Automóvel O EV3 conta, de série, com integração sem fios com Android Auto e Apple CarPlay.

A versão Tech — desde 41 799 euros — acrescenta bancos com regulações elétricas e acabamento diferente, sistema de câmaras 360º, sistema de som premium e uma bateria de maior capacidade (81,4 kWh).

No topo da gama surge o GT Line — desde 44 799 euros —, com detalhes visuais exclusivos, bancos desportivos e volante específico, além de toda a tecnologia disponível de série em todas as versões.

Espaço para todos é de série

Segundo a Kia, uma das grandes mais-valias do Kia EV3 é o espaço a bordo. A bagageira tem 460 litros de capacidade, expansíveis até mais de 1200 litros com os bancos traseiros rebatidos. Na frente, existe ainda um compartimento adicional de 25 litros, perfeito para guardar cabos de carregamento ou pequenos objetos.

O espaço para os ocupantes traseiros também é dos mais generosos do segmento e conta com tomadas USB e saídas de ventilação, tornando-o apto para uma utilização familiar ou atividades que requerem transporte de grandes volumes (pranchas de surf, bicicletas, etc).

perfil kia ev3 2025
© Razão Automóvel A bagageira do EV3 oferece 460 litros de capacidade, um número que pode crescer até aos 1200 litros com os bancos traseiros rebatidos.

Apesar disso, o exterior é compacto: apenas 4,3 metros de comprimento. O que poderá ser uma mais-valia sobretudo em cidade, onde todos os centímetros a menos contam.

Para fugir da cidade

De acordo com a Kia, uma das principais preocupações durante o desenvolvimento do EV3 foi a sua performance fora da cidade. Nomeadamente o conforto acústico a velocidades mais elevadas, onde o ruído de rolamento e aerodinâmico podem perturbar.

Para evitar esse fenómeno, o design do EV3 foi validado em túnel de vento. Além disso, garante também uma maior eficiência energética e uma maior autonomia por cada ciclo de carga.

Kia EV3 na estrada traseira
© Razão Automóvel O EV3 assenta na plataforma E-GMP, a mesma que serve de base aos maiores Kia EV6 e EV9.

A condução pode ser feita praticamente sem tocar no pedal de travão, graças ao sistema de regeneração ajustável, tornando o dia a dia mais fluido.

Mas afinal, qual escolher?

Para quem procura um preço competitivo, sem abdicar de tecnologia e autonomia sólida, a versão Drive apresenta-se como a escolha equilibrada. A autonomia de 436 km e o equipamento completo tornam-na perfeitamente capaz de satisfazer as exigências do quotidiano.

Se, por outro lado, valoriza uma maior autonomia e quer um nível superior de tecnologia e acabamentos, então a escolha recai naturalmente sobre as versões Tech ou GT Line, que anunciam até 605 km em ciclo combinado WLTP.

Independentemente da versão escolhida, o Kia EV3 tem sempre uma garantia de 7 anos ou 150 000 km que inclui também o pack de baterias.