Branded Content Novo Toyota C-HR prefere o modo elétrico e não precisa de tomada. Como funciona?

patrocinado Toyota

Desde 36 900 euros

Novo Toyota C-HR prefere o modo elétrico e não precisa de tomada. Como funciona?

As linhas do novo Toyota C-HR escondem um sistema híbrido de quinta geração. Uma tecnologia que já vendeu mais de nove milhões de unidades.

Guilherme Costa com Toyota C-HR
© Razão Automóvel

O novo Toyota C-HR já está disponível em Portugal desde 36 900 euros. Um modelo que entrou agora na sua segunda geração, e que nos últimos anos tem sido um dos Toyota mais vendidos na Europa.

Segundo a marca, há dois motivos para este sucesso: o design europeu e a tecnologia híbrida japonesa.

Duas características que a Toyota tentou apurar ainda mais nesta nova geração. Neste vídeo mostramos tudo o que mudou:

Sistema híbrido. Como funciona?

Tal como mostramos no vídeo, o novo Toyota C-HR recorre a tecnologia híbrida, ou seja, associa um motor de combustão a um motor elétrico.

O condutor só tem de acelerar e travar. É o sistema híbrido da Toyota que faz a gestão do funcionamento dos dois motores para aumentar a eficiência energética e diminuir os consumos.

Toyota C-HR na estrada, traseira
© Toyota A marca anuncia consumos de 4,8 l/100km em ciclo WLTP.

A energia que alimenta o motor elétrico é proveniente de duas fontes: o motor de combustão e a recuperação da energia em travagens. Sempre que o trabalho desenvolvido pelo motor de combustão não é totalmente aproveitado para mover o C-HR, parte dessa energia é armazenada numa bateria.

Além disso, sempre que travamos, o motor elétrico passa a atuar como um gerador, armazenando toda a energia para a utilizar mais tarde. O resultado é simples: em cidade, mais de 60% do tempo, o Toyota C-HR prefere o modo elétrico.

Toyota C-HR desde 36 900 euros

Em Portugal o novo Toyota C-HR está disponível a partir de 36 900 euros na versão Comfort. O sistema de infoentretenimento com quadrante 100% digital de 12,3″ é de série, bem como as jantes especiais de 17″. Veja o restante equipamento no configurador.

C-HR habitáculo
© Toyota O habitáculo do novo Toyota C-HR foi desenhado em torno do condutor, criando uma área onde todos os comandos estão orientados na sua direção.

A capacidade da bagageira também aumentou nesta nova geração. Graças ao recurso à versão mais recente da plataforma TNGA — a mesma que encontramos no Corolla e Corolla Cross — os engenheiros da marca conseguiram aumentaram a volumetria deste espaço para 390 litros sem comprometer o design.

A primeiras entregas já começaram, estando ainda prevista a chegada da versão PHEV (híbrida plug-in) a Portugal ainda este ano.