O Toyota bZ4X é o primeiro 100% elétrico da marca japonesa. Porém, a Toyota está longe de ser uma «estreante» no campo da eletrificação.
Esta é uma história cujo primeiro capítulo remonta a 1997, ano em que a Toyota lançou o primeiro veículo eletrificado de produção em larga escala. Desde então, a marca japonesa já vendeu mais de 20 milhões de veículos eletrificados.
É com este «know-how» que surge o bZ4X, o primeiro elemento de uma família que vai continuar a crescer nos próximos anos. Fique a conhecer este modelo em sete pontos essências.
A NÃO PERDER: Primeiro teste Toyota bZ4X. Bateria com 1 MILHÃO DE KM de garantia1 — Plataforma
Além de ser o primeiro 100% elétrico da Toyota, o bZ4X é também o primeiro modelo da marca japonesa a recorrer à plataforma e-TNGA, pensada especificamente para elétricos.
Esta arquitetura elétrica permite, entre outras coisas, uma distância entre eixos maior, o que se traduz num melhor aproveitamento do espaço interior.
Até 2030 a Toyota quer vender 3,5 milhões de elétricos por ano.
Isso fica particularmente evidente nos bancos traseiros, sobretudo para o passageiro que viaja ao centro, já que o bZ4X não conta com o tradicional túnel central que encontramos nas propostas com motor de combustão interna.
E por falar em espaço, ainda temos que falar na bagageira, que tem um volume de carga fixado nos 452 litros e que tem, de série, um portão traseiro com acionamento elétrico.
2 — Imagem distinta
Olhem bem para as linhas do bZ4X. Será este o caminho estilístico que os futuros modelos elétricos da Toyota vão seguir. Nomeadamente na dianteira, onde os faróis full-led com assinatura “cabeça de martelo” permitem distinguir os modelos bZ da restante família Toyota.
Além disso, as proteções em plástico em torno da carroçaria permitem acrescentar uma camada adicional de proteção contra eventuais toques no trânsito urbano.
Adicionalmente, há várias cores e configurações disponíveis, que permitem personalizar o aspeto final deste crossover 100% elétrico.
3 — Motorização
O Toyota bZ4X só está disponível no mercado português numa única versão, com tração dianteira, 150 kW (204 cv) de potência máxima e 266 Nm de binário máximo.
São estes números que permitem ao bZ4X cumprir os 0 aos 100 km/h em 7,5s e alcançar aos 160 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente).
4 — Autonomia e tempos de carregamento
A Toyota anuncia um consumo médio de 14,7 kWh/100 km (WLTP), o que permite que o bZ4X percorra até 506 km com apenas uma carga.
Mas quando a bateria se esgota (ou quando chegamos ao destino) o bZ4X suporta carregamentos de até 150 kW em corrente contínua (DC), o que lhe permite repor 80% da carga em apenas 30 minutos.
Já em corrente alternada (AC) — a mais comum em carregamentos domésticos — o máximo que este crossover elétrico suporta são 11 kW, o que em teoria permite recuperar a totalidade da capacidade da bateria em 6,5 horas.
5 — Garantia de 1 milhão de quilómetros
Tão importante quanto os tempos de carga ou a autonomia anunciada, é mesmo a garantia que a Toyota disponibiliza para a bateria deste crossover.
A Toyota fez-se valer dos seus mais de 25 anos de experiência na eletrificação para oferecer uma garantia para as baterias de um milhão de quilómetros ou 10 anos.
Findo este período, a bateria do Toyota bZ4X não deverá manter pelo menos 70% da sua capacidade original.
6 — Duas novas versões limitadas
Disponível em Portugal com três níveis de equipamento (Exclusive, Premium e Lounge), o bZ4X acaba de receber duas edições limitadas, com um equipamento de série ainda mais vasto, denominadas Exclusive Limited e Premium Limited.
Com entrega imediata (mediante o stock, que é limitado) e disponíveis para reserva online, estas duas edições limitadas do bZ4X estão disponíveis com preços desde os 48 890 euros para a versão Exclusive Limited e desde os 52 090 euros para a variante Premium Limited.
Na versão Exclusive Limited, ao equipamento de série acresce um ecrã multimédia de 8’’, jantes de 18’’, câmara auxiliar traseira, sistema de alerta de pré-colisão (PCS) e assistente de voz inteligente.
Já na variante Premium Limited soma-se ainda um carregador sem fios para o smartphone, câmara panorâmica 360º, ecrã multimédia de 12,3’’, assistente de condução inteligente (LTA), sensores de estacionamento inteligentes (ICS) e alerta de ângulo morto (BSM).
7 — Soluções para clientes empresariais
Para as versões Limited, a Toyota propõe ainda soluções direcionadas para os clientes empresariais, através de um produto de renting — com tudo incluído — KINTO One específico.
Através desta solução, a marca nipónica disponibiliza a versão Exclusive Limited do bZ4X por 619 euros (mais IVA) e a Premium Limited por 653 euros (mais IVA), ambas as propostas para 60 meses e com limite de 50 mil quilómetros.
Qualquer destas propostas inclui manutenção, seguro de danos próprios com franquia de 4%, pneus ilimitados, viatura de substituição, assistência 24h, gestão de sinistros e impostos.
Sem comentários
Um milhão de quilómetros de garantia no Toyota bZ4X. Mas há mais detalhes
Está a ponderar comprar um SUV elétrico? Conheça o Toyota bZ4X em sete pontos essenciais.
Consulte, antes de comentar, a informação legal e os nossos termos e condições aqui
Este artigo ainda não tem comentários.
Seja o primeiro a partilhar uma opinião.