Branded Content Novo Toyota Prius. Tudo o que deve saber antes de comprar

patrocinado Toyota

Novo Toyota Prius. Tudo o que deve saber antes de comprar

A quinta geração do Toyota Prius Plug-in é a derradeira evolução do modelo que iniciou a era da eletrificação. Disponível a partir de 41 990 euros.

Toyota Prius parqueado na rua frente 3/4
© Toyota

Há carros que marcam a história do automóvel e o Toyota Prius é um deles. Lançado em 1997, foi o primeiro modelo da história a oferecer as vantagens da eletrificação.

Volvidos 25 anos, chega a Portugal a quinta geração. Mais eficiente, mais potente e equipado com a tecnologia de última geração da Toyota.

Neste artigo, mostramos tudo aquilo que deve saber antes de comprar o novo Toyota Prius Plug-in, em cinco pontos essenciais.

Fugir do sol? Nunca mais

O novo Toyota Prius é o único modelo à venda em Portugal, disponível com tecnologia de carregamento solar. Graças a um painel fotovoltaico montado no tejadilho, pode gerar até 8 km de autonomia diariamente, sem qualquer custo.

Painel solar do Toyota Prius Híbrido Plug-in
© Toyota As novas células solares integradas no tejadilho são impercetíveis. São oferecidas de série no Prius Premium.

Feitas as contas, tem um carregamento completo totalmente gratuito, a cada duas semanas. Recordamos que o novo Toyota Prius está equipado com baterias de 13,6 kWh de capacidade, que permitem conduzir em modo 100% elétrico até 86 km (ciclo WLTP).

Por isso, da próxima vez que estacionar, talvez queira parar o Prius no local que sempre evitou. A carteira agradece.

O Prius mais potente de sempre

Há coisas que nunca mudam, e uma delas é o foco na eficiência da gama Prius. A marca japonesa anuncia emissões de CO2 de 11 g/km a 16 g/km — é a mais baixa de sempre.

Felizmente, há outras que mudam e evoluem. Esta nova geração do Prius é a mais potente de sempre ao oferecer uma potência total combinada de 223 cv (164 kW).

Toyota Prius PHEV na estrada
© Toyota O novo Prius é capaz de cumprir os 0-100 km/h em 6,8 segundos.

Liberdade total de movimentos

Modo elétrico ou modo híbrido? Seja qual for a escolha, a viagem continua sempre. O Prius tem uma autonomia 100% elétrica de até 86 km. Daí em diante, podemos contar com as vantagens do sistema híbrido, sem constrangimentos.

Sistema híbrido plug-in do Toyota Prius
© Toyota O novo Toyota Prius está equipado com o sistema híbrido da Toyota de 5.ª geração. São 25 anos de know-how nesta tecnologia

A gestão da energia pode ser totalmente automática, caso o condutor assim o pretenda. É o sistema híbrido da Toyota que faz a gestão dos motores elétricos e do motor de combustão, para o melhor compromisso entre eficiência e performance.

A Toyota reclama assim para o Prius as vantagens dos carros elétricos, com a liberdade dos carros híbridos.

Interior sempre conectado

Há duas ferramentas centrais no quotidiano de milhões de pessoas: o automóvel e o smartphone. O habitáculo do novo Prius tenta combinar estes dois universos num ecrã de 12,3 polegadas que domina o tablier.

O sistema de infoentretenimento do novo Prius está equipado com Apple CarPlay e Android Auto, sendo possível comandar algumas funções à distância, como a climatização ou o estado do carro, através de uma aplicação.

© Toyota Nos dias mais frios, ou mais quentes, é possível comandar à distância a climatização antes de uma viagem.

Além disso, o novo Prius está sempre equipado com sistema de apoio à condução (Toyota safety Sense 3) e assistente de condução inteligente, ar condicionado automático, sensores de chuva e luminosidade, bancos com regulação elétrica, entre outros equipamentos, independentemente da versão escolhida.

Qual o melhor Prius para mim?

O novo Prius Plug-in está disponível em Portugal em três versões: Exclusive, Luxury e Premium.

Os preços começam nos 41 990 euros da versão Exclusive, que já incorpora de série as principais tecnologias disponíveis na gama Prius.

toyota prius na estrada de traseira
© Toyota Seja qual for a versão escolhida, o Prius oferece sempre 223 cv de potência máxima e 86 km de autonomia em modo elétrico

No nível de equipamento Luxury, são adicionados alguns equipamentos de conforto, como o volante aquecido, a abertura da bagageira elétrica e o espelho retrovisor digital. Esta versão custa mais 2200 euros que a versão de acesso.

No topo da gama Prius, encontramos a versão Premium, por 49 690 euros. É nesta versão que encontramos a derradeira expressão deste modelo, que desde 1997 já vendeu mais de cinco milhões de unidades.