Organizado pelo Automóvel Club de Portugal, o Rally de Portugal teve a sua edição inaugural em 1967 e rapidamente alcançou o prestígio internacional.
O sucesso foi tal que seis anos depois da primeira edição, a prova portuguesa integrou pela primeira vez o calendário do Campeonato do Mundo de Ralis, passando a receber, anualmente, os maiores nomes da modalidade. À espera deles esteve sempre uma moldura humana impressionante.
E foi precisamente a elevada afluência de espetadores — aliada à falta de condições de segurança — que viria a motivar um dos episódios mais negros da história da prova, em 1986, com o trágico acidente de Joaquim Santos na Lagoa Azul.
Na década de 90 o nosso rali continuou a cimentar a sua posição como uma das melhores provas do Mundial de Ralis, ao ponto de ter sido considerado por cinco vezes como o “Melhor Rali do Mundo” e em 2000 ter sido distinguido com o prémio de “Rali com Melhor Evolução do Ano”.
Devido às difíceis condições atmosféricas que dificultaram a edição de 2001, o Rally de Portugal acabou por perder a sua posição no calendário do WRC no ano seguinte. Contudo, a organização nunca baixou os braços e na edição de 2007, no Algarve, o Rally de Portugal voltou a fazer parte do Campeonato do Mundo.
Todos os vencedores: máquinas e pilotos
Reunimos os carros vencedores de todas as edições da prova. Vejam a galeria abaixo:
Atualização: Continuamos a adicionar à galeria os vencedores após a data da publicação original do artigo.
Sem comentários
Todos os carros e pilotos que venceram o Rally de Portugal
O primeiro Rally de Portugal foi em 1967. Juntámos todos os vencedores — máquinas e pilotos — daquele que é para muitos (nós incluídos) o melhor rali do mundo.
Consulte, antes de comentar, a informação legal e os nossos termos e condições aqui
Este artigo ainda não tem comentários.
Seja o primeiro a partilhar uma opinião.