Clássicos O que faz um Classe G no museu da Porsche?

Porsche Classe G?

O que faz um Classe G no museu da Porsche?

O caso não é inédito, mas não deixa de causar sensação. Afinal, quem diria que a Porsche poderia ter, no seu museu, um Mercedes-Benz G280?

Mercedes-Benz G280 V8

Local por excelência para exibição dos modelos mais emblemáticos do respetivo construtor, a verdade é que o Museu da Porsche, em Estugarda, pode muito bem ser a exceção à regra.

Isto porque, lado-a-lado com os Porsche que deixaram marca indelével na história do fabricante, a marca expõe igualmente propostas de outras marcas, como a… Mercedes-Benz. Com uma particularidade: todos eles são carros que, de alguma forma, são também Porsche!

É, aliás, o caso deste Mercedes-Benz G280, proposta que, apesar de apresentar uma carroçaria, chassis e restantes elementos genuinamente Mercedes, tem, debaixo do capot, um V8 5.0 l de um Porsche 928 S4

Mercedes-Benz G280 V8

E se estás a pensar que esta foi uma adaptação apenas e só para exposição, ou experiência de laboratório, não é bem assim; pelo contrário, este Mercedes-Benz G280 V8 cumpriu um Rali dos Faraós, enquanto veículo de apoio dos três impressionantes Porsche 959 inscritos. Um dos quais, com o saudita Saeed Al Hajri ao volante, venceu, inclusivamente, a prova, nesse ano de 1985!

RELACIONADO: O primeiro “Panamera” foi um… Mercedes-Benz 500 E

Este Mercedes-Benz G280 estava equipado com o V8 do 928, pelo que a Porsche se refere a ele como “o Porsche em pele de cordeiro”. O V8, recordamos, debitava 315 cv — longe dos 150 cv do bloco de seis cilindros em linha original —, cujo “transplante” esteve a cargo dos “cirurgiões” da Porsche. Este muito especial G280 resultou, assim, num veículo de suporte rápido, mas também capaz de enfrentar todas as dificuldades inerentes a um rali que competia diretamente com o Dakar.

A sua rapidez permitiu, não só cumprir a prova na sua totalidade, como terminar no pódio, logo atrás do Porsche 959 vencedorimpressionante…

Outros exemplos na história Porsche

Aos mais distraídos, recordamos que este Classe G não é exemplo único da excelência do departamento de engenharia da Porsche. O qual já participou em projectos tão diversos como o incontornável Mercedes-Benz 500E, proposta surgida no início da década de 90, o rival para o BMW M5. Ou ainda na concepção do Opel Zafira, modelo totalmente desenvolvido pela Porsche, a pedido da marca de Rüsselsheim. E sem esquecer a quase lendária Audi RS2.

RELACIONADO: Este é o Porsche mais barato que podes comprar. Ok… mais ou menos.

No fundo, apenas alguns dos muitos exemplos da capacidade de engenharia da marca fundada por Ferdinand Porsche.

Sabe esta resposta?
Quantos Chiron a Bugatti já entregou este ano?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Bugatti já entregou 105 000 cavalos de potência
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Bugatti já entregou 105 000 cavalos de potência