Clássicos Jantes BBS. Nem só de carros se fazem os ícones da história automóvel

Jantes

Jantes BBS. Nem só de carros se fazem os ícones da história automóvel

BBS e jantes quase que poderiam ser sinónimos, tal é a fama desta marca com mais de meio século de história.

Jantes BBS Super RS
© BBS

Este artigo faz parte do Especial Calendário do Advento 2023. Neste Natal dê crédito aos seus sonhos com o Banco Credibom.

BBS e jantes andam de mãos dadas desde praticamente a fundação da empresa e ainda hoje é das marcas mais conhecidas no mundo da personalização e competição automóvel.

As suas jantes fazem parte de alguns dos automóveis mais conhecidos do planeta — algumas ganharam mesmo o estatuto de ícones — e foram responsáveis pela paixão de muitos entusiastas por determinados modelos. No entanto, nem todos conhecem a sua história.

BMW 3.0 CSL
Iconico. Tanto a máquina (BMW 3.0 CSL) como as jantes BBS de três peças que o equipam

Fundada em 1970, por Heinrich Baumgartner e Klaus Brand, em Schiltach, uma pequena aldeia na Alemanha, próxima de Estugarda e da Floresta Negra, a BBS (Baumgartner Brand Schiltach) não teve as jantes como o seu ponto de partida.

Há muitas razões para sonhar, mas o melhor é fazer. Simule um Crédito Pessoal Credibom.

A história da BBS teve sempre ligada aos automóveis, mas começou pela produção de componentes em plástico e fibra de vidro destinados a modelos de competição. Não foi preciso esperar muito tempo até os seus responsáveis direcionarem o foco para a concepção e produção de jantes, que mostravam ter maior potencial de mercado.

Não seria na estrada, no entanto, que a BBS construiria a sua reputação, mas sim nas pistas de corridas, após Baumgartner ter visto na competição automóvel um potencial enorme. Tão cedo como 1972 já a BBS estava a fornecer a sua inovadora jante de três peças a várias equipas de competição.

A jante de três peças era constituída por uma face produzida em alumínio forjado e contava com dois aros — um interior e outro exterior — que podiam ter tamanhos diferentes. Uma solução que abria enormes possibilidades.

A natureza modular da jante de três peças da BBS deu-lhe uma enorme vantagem, pois conseguir a medida certa para cada modelo ou até cada regulamento ficava muito mais simples. Além disso, destacava-se ainda pela sua leveza e rigidez, quando comparada com outras na altura.

Das pistas para a estrada

O sucesso da jante tripartida da BBS fez com que esta fosse adotada, rapidamente, por diversas equipas de competição automóvel e nas mais variadas modalidades, fazendo com que o seu desenho — com o hoje icónico padrão em malha da sua face — fosse conhecido um pouco por todo o mundo.

A fama e reputação conseguidas em pista fez com que a BBS se atrevesse a desenvolver uma versão da sua jante tripartida para automóveis de estrada. Nascia assim, em 1983, a icónica BBS RS que parecia estar condenada, desde logo, ao sucesso.

A BBS RS foi a escolha de diversos construtores para as versões mais desportivas de alguns dos seus modelos. Entre eles, estavam a Audi, a Porsche ou a Volkswagen.

Ainda assim, as BBS RS não eram de venda exclusiva para os fabricantes de automóveis. Qualquer pessoa poderia adquiri-las, ainda que estas tivessem um preço bastante elevado. As medidas disponíveis eram várias e foram aumentando com a evolução do mercado automóvel: das 14″ até às 18″ e com várias larguras disponíveis.

Audi TT com Jantes BBS Super RS
© BBS

Em termos de cor, o prateado e o dourado com o aro em cromado eram as configurações mais conhecidas, mas ao longo dos seus 12 anos de comercialização, existiram diversas edições especiais com tons diferentes.

Escolha topo de gama

Apesar dos muitos sucessos que conheceu, agora, mais de meio século depois da sua fundação, a BBS acumula períodos muito complicados da sua existência — incluindo bancarrota —, e já trocou de mãos por várias vezes.

Hoje, também com a ajuda das suas principais subsidiárias no Japão e Estados Unidos, a BBS continua a ser uma das marcas jantes mais conhecidas em todo o mundo. A marca alemã continua a comercializar os seus modelos mais clássicos como a Super RS — uma versão mais moderna da original RS, mas mais resistente —, e a LM, outro dos ícones da marca.

Além destas, continua a ter disponíveis outros modelos para estrada (até 23″ de diâmetro e múltiplas cores) e competição, com a BBS Japan a fornecer, por exemplo, a Fórmula 1.

Jante BBS num Ferrari de Fórmula 1
© BBS USA BBS já era fornecedora da Fórmula 1 quando as jantes eram de 13″ e continua ser a fornecedora hoje, com as novas jantes de 18″

Este artigo faz parte do Especial Calendário do Advento 2023. Neste Natal dê crédito aos seus sonhos com o Banco Credibom.