Clássicos O banco de potência não engana e este Toyota Supra impressionou

JDM

O banco de potência não engana e este Toyota Supra impressionou

Quando é que foi a última vez que viram um Toyota Supra de origem? Com mais de 30 anos e pouco mais de 180 mil quilómetros está como novo.

Toyota Supra A80

Há modelos que são verdadeiras instituições. O Toyota Supra é um desses casos. Junto dos adeptos das transformações, o Supra da geração A80 tem sido «rei e senhor» quase incontestável desde o já longínquo ano de 1993.

Entretanto, passaram-se mais de 30 anos e ver um exemplar do Toyota Supra A80 totalmente de origem é quase tão difícil com ver um carro elétrico numa autoestrada a mais de 120 km/h — é uma piada, calma.

Mas graças ao canal de YouTube The Zupra Channel foi possível voltarmos a ouvir como soa um Toyota Supra A80 totalmente de origem. Para aferir o estado do motor, foi submetido a um teste num banco de potência e os números falam por si.

Segundo a descrição do vídeo, esta unidade do Toyota Supra encontra-se completamente de origem e conta com pouco mais de 180 mil quilómetros rodados. O emblemático motor 2JZ-GTE, que em 1993 anunciava nos EUA 320 hp (325 cv) de potência, mostrou que continua a vender saúde.

No banco de potência registou 275 cv de potência às rodas. Considerando as perdas mecânicas que rondam os 15%, então este motor está a debitar uma potência muito próxima do anunciado quando saiu da fábrica.

Segundo o The Zupra Channel, este Toyota Supra vai receber algumas modificações. Esperemos que não seja nada de demasiado radical.

Perder uma unidade do Toyota Supra A80 neste estado de originalidade seria uma pena. Nós sabemos, porque já testámos um. Um vídeo que vale a pena recordar: