Clássicos Restaurado após 7 anos num contentor. Vejam como ficou este Mercedes W124

Restauro

Restaurado após 7 anos num contentor. Vejam como ficou este Mercedes W124

Foi restaurado, tem o motor de origem e entretanto já entrou no clube do «milhão de quilómetros». Conheçam a história deste Mercedes W124 carrinha.

Mercedes-Benz W124 Station em cima de contentor
© Henk Jansen Handelsonderneming

Não há carros irrecuperáveis, principalmente quando se trata de um Mercedes-Benz W124. É a grande lição que podemos retirar desta história que nos chegou através da página de Facebook Quilómetros Impossíveis.

Uma história que se conta em poucas linhas, mas que prendeu a nossa atenção. Henk Jansen, um neerlandês que se dedica ao restauro de clássicos, encontrou uma carrinha Mercedes-Benz 300 TD (W124) ao abandono e decidiu comprá-la.

leiam também Não pára. Mercedes-Benz 200 D já soma mais de 1,5 milhões de quilómetros

Até aqui nada de anormal, certo? É daqui em diante que as coisas se tornam verdadeiramente interessantes. Este exemplar do Mercedes-Benz W124 esteve ao abandono durante sete anos em cima de um contentor.

Mercedes W124 a ser tirada do contentor
© Henk Jansen Handelsonderneming Após 7 anos em cima de um contentor, o momento do «resgate».

Como se não bastasse, durante grande parte deste tempo não teve sequer para-brisas. Foram anos e anos de chuva, poeiras, terra e outros detritos a acumular-se no interior.

Por fora o aspeto não era o melhor e em termos mecânicos as coisas também não prometiam facilidades. Este Mercedes-Benz W124 marcava no quadrante 200 000 km, mas este valor não correspondia à realidade. Alguém decidiu «roubar» alguns milhares de quilómetros: tinha na verdade 930 000 km.

Interior Mercedes W124
© Henk Jansen Handelsonderneming Por incrível que pareça, todos os botões e comandos estavam funcionais.

Restaurar este Mercedes-Benz W124. Impossível?

Segundo Henk Jansen, contrariamente ao que seria expectável — considerando as imagens que acompanham este artigo — o estado mecânico não era o pior.

Mercedes W124 carrinha
© Henk Jansen Handelsonderneming Na redação da Razão Automóvel toda a gente parou para ver estas imagens.

Não foi necessário muito trabalho para colocar esta carrinha novamente em funcionamento. Foi feita uma revisão aos travões, sistema de escape, tubagens do sistema de refrigeração e pouco mais.

O motor, suspensões e até os comandos do interior (que estiveram à mercê dos elementos) não foram mexidos. Permanecem de origem.

A carroçaria foi totalmente restaurada, ao nível de chapa e pintura, e tem uma particularidade: tem um teto sobrelevado. Trata-se de uma versão exclusiva para o mercado neerlandês, pensada para contornar a fiscalidade e ser registada como «furgão».

Mercedes-Benz W 124 na estufa de pintura
© Henk Jansen Handelsonderneming

Mais de um milhão de quilómetros depois

Desde que foi restaurado, este Mercedes-Benz W124 já percorreu mais de 130 000 km sem qualquer problema. No total já contabiliza a bonita cifra de 1 130 000 km.

É neste momento o carro de dia a dia deste neerlandês. E não tem a vida facilitada… anda a rebocar outros clássicos da Mercedes.

Mercedes-Benz W124 Station a rebocar atrelado com Mercedes W123
© Henk Jansen Handelsonderneming

Entretanto, a sua (longa) vida continua e não ficará por aqui. Este Mercedes-Benz W124 nasceu com caixa manual e foi convertido para automático. Além desta modificação, está a receber um kit de carroçaria do E 500, mais largo e desportivo.

No interior, esqueçam as imagens que viram no início deste artigo. A «fauna e flora» que se encontrava nos bancos e tabliê foi expulsa. O resultado foi este:

Consola central com manípulo da caixa automática
© Henk Jansen Handelsonderneming Não falta sequer um telemóvel de época. Tudo funcional.

Qual será o limite deste Mercedes W124 Station? No que diz respeito a esta unidade parece que ainda estamos longe de descobrir a resposta.

Vejam nesta galeria o seu estado atual: