Clássicos Esqueçam o V8 do BMW M5. Este Alpina Roadster V8 é sobre outra coisa

Vídeos RA

Esqueçam o V8 do BMW M5. Este Alpina Roadster V8 é sobre outra coisa

Neste vídeo tivemos a oportunidade de conduzir aquela que será, provavelmente, a melhor versão do BMW Z8. Conheça o Alpina Roadster V8.

Alpina Roadster V8 - 3/4 de frente
© Jules Photo Garage

Ter a oportunidade de nos sentarmos ao volante de um BMW Z8 é sempre um momento especial. Mas este torna-se ainda mais especial porque não é «apenas» um Z8. É um Alpina Roadster V8, do qual foram produzidas apenas 555 unidades.

Em mais um vídeo da Razão Automóvel, o Guilherme Costa soube aproveitar o momento, mostrando como é conduzir um dos modelos da marca bávara mais desejado de todos os tempos.

Se depois de ver este deste vídeo ficou com vontade de ter um Alpina na garagem, saiba que há uma unidade à venda em Portugal. E com um preço muito distante dos 200 mil euros que pode custar um Roadster V8 como aquele que testámos.

Para quem não sabe, este roadster da BMW foi desenvolvido no final dos anos 90 e o desenho da carroçaria é da autoria de Henrik Fisker — sim, esse mesmo Fisker que estão a pensar.

O BMW Z8 foi criado em homenagem a outro dos ícones da marca, o 507 dos anos 50, tendo «nascido», por isso, em formato de concept, com a designação Z07 Concept.

Além do desenho original da carroçaria, a grande maioria dos componentes mecânicos foi herdada de um dos melhores desportivos da BMW da altura, o M5 E39. Ou seja, entre outros elementos, sob o capô do BMW Z8 estava o motor V8 de 4,9 l.

Alpina Roadster V8

A interpretação da Alpina para o BMW Z8 não consiste numa versão mais potente e desportiva, bem pelo contrário — o construtor alemão preferiu acentuar as características de Grand Tourer. Tal como podemos ver no vídeo, segue um dos lemas deste preparador alemão: “We don’t make BMW’s better, we make them different”. Traduzindo, “não tornamos os BMW melhores, tornamo-los diferentes”.

O roadster alemão recebe até uma afinação de suspensão mais confortável, além das características jantes Alpina com 20” de diâmetro, que é uma das diferenças mais visíveis face ao modelo da BMW. Quão diferente? O melhor é mesmo ver o vídeo completo.

Menos visível é o motor V8 que, ao contrário do esperado, não é o mesmo do M5 E39. Os dois blocos estão, porém, relacionados: o M62 que o Alpina usa serve de base ao S62 que equipa o M5 E39 ou o Z8. É o que justifica a diferença de capacidade — 4,8 l vs 4,9 l —, e também a menor potência que, no Alpina Roadster V8 é de 381 cv, contra 400 cv no BMW Z8. Por outro lado, tem mais binário: 520 Nm vs 500 Nm.

Também único ao Alpina e que vai de encontro à sua natureza mais confortável é a transmissão, que prescinde da caixa manual e troca-a por uma caixa automática Switch-Tronic de cinco relações.

Alpina Roadster V8 . 3/4 de traseira
© Jules Photo Garage

Estas mudanças foram propositadas. A interpretação da Alpina do Z8 foi feita para apreciar cada quilómetro de uma estrada de montanha e não para a percorrer o mais rapidamente possível. E pelo que vemos no vídeo, essa missão foi totalmente cumprida.

Recordamos que este é o segundo modelo da Alpina que conduzimos. O primeiro foi igualmente especial, mas tem mais algum plástico. Muito plástico…