Clássicos Mais de 1000 milhões em carros. Visitámos a melhor coleção privada da Europa

Vídeos RA

Mais de 1000 milhões em carros. Visitámos a melhor coleção privada da Europa

O maior problema em visitar a Loh Collection é mesmo saber por onde começar: são cerca de 150 automóveis e isso é só o princípio.

Guilherme Costa com a Loh Collection
© Razão Automóvel

O nome Nationales Automuseum pode não dizer muito, mas é aqui que encontramos aquela que deve ser a melhor coleção privada automóvel da Europa: a Loh Collection.

Neste espaço em Dietzhölztal, uma pequena localidade na Alemanha, entre Colónia e Frankfurt, estão em exibição cerca de 150 automóveis e variedade não falta, abrangendo a totalidade da centenária história do automóvel.

Se os supercarros e as máquinas de competição captam a maioria das atenções, há muito mais para ver neste espaço. O Guilherme Costa é o guia nesta visita, mas fico logo evidente que merece uma visita ao vivo: é impossível comprimir tudo em pouco mais de 30 minutos de vídeo.

Vejam a visita completa ao museu:

Loh Collection

A Loh Collection é conhecida há muitos anos, mas só recentemente é que passou a ser possível vê-la publicamente. O Nationales Automuseum que a abriga abriu portas em julho de 2023 e, desde então, já recebeu mais de 40 mil visitantes.

A coleção pertence ao Prof. Dr. Friedhelm Loh, empresário, que a iniciou na década de 80. Loh diria que, na realidade, o «bichinho» começou muito antes, quando tinha apenas oito anos de idade, após um Mercedes-Benz 190 SL ter parado à sua porta.

O fascínio foi imediato e prometeu a si mesmo que quando crescesse iria ter um carro como aquele. E foi isso que aconteceu, nos anos 80, mas o 190 SL que comprou não era o melhor exemplar, com Loh a reconhecer ter sido um péssimo negócio. O erro serviu de lição para os futuros negócios que iria realizar.

“Desde que comecei a minha coleção nos anos 80, aprendi que os donos dos carros têm algo em comum: personalidades fora da caixa (risos)”.

Prof. Dr. Friedhelm Loh

Desde esse momento que não parou de comprar carros, primeiro Mercedes-Benz, depois Porsche. Mais tarde subiu de escalão, comprando vários Ferrari, mas este frenesim de aquisições começou a deixar de fazer sentido. Loh ambicionava algo mais.

Ele encontrou o que procurava nas histórias por detrás dos carros que comprava e, talvez por isso, a sua coleção seja ainda mais rica do que o valor monetário que tem — estima-se que gire à volta dos mil milhões de euros (!).

Isto significa que não é qualquer carro que entra na Coleção Loh. Além de raro ou relevante, Friedhelm Loh interessa-se pelas histórias dos exemplares que adquire e muitas são bastantes curiosas. Por exemplo, o Lamborghini Countach que possui, comprado originalmente por um hoteleiro de Porto Rico, tem uma cor «herética»: Dino Rosso, uma cor exclusiva da… Ferrari.

Lamborghini Countach
Lamborghini Countach com uma cor exclusiva da Ferrari.

São muitos os carros presentes nesta coleção com histórias curiosas ou que são historicamente significativos: o primeiro Mercedes-Benz 190E 2.5-16 Evolution II a sair da linha de produção, que pertenceu originalmente a Bruno Sacco, o histórico chefe de design da marca, faz parte desta coleção. Assim como o exemplar n.º 500, o último a ser fabricado.

Se é fã de desporto automóvel, então a Coleção Loh é um paraíso. As máquinas mais icónicas do DTM estão presentes — BMW M3, Mercedes-Benz 190E, Alfa Romeo 155, etc —, assim como os protótipos que dominaram as 24 Horas de Le Mans, ou ainda os monolugares de Fórmula 1 que pertenceram a campeões como Schumacher, Lauda ou Räikkönen. Há mesmo muito para ver e descobrir nesta coleção.

Localização escolhida a dedo

A localização do Nationales Automuseum, em Dietzhölztal, no coração da Alemanha, tal como a coleção Loh, não tem nada de aleatória. Friedhelm Loh apressa-se a dizer que fica a poucos quilómetros da localidade onde nasceu e cresceu.

Vários carros da Loh Collection

A escolha deste local foi também a forma que encontrou para contribuir para a região. Isto porque o Nationales Automuseum é muito mais que um museu. É também um espaço de educação para os mais jovens, e tem parcerias com outras escolas, como a Universidade de Nürtingen-Geislingen (HfWU).

“É meu objetivo usar o fascínio pela tecnologia automóvel para entusiasmar os jovens para a tecnologia como uma profissão e incentivá-los a escolher uma educação empolgante”.

Prof. Dr. Friedhelm Loh