Crónicas Esta cadeira auto tem um airbag. É mais segura do que as outras?

Cadeiras Auto

Esta cadeira auto tem um airbag. É mais segura do que as outras?

A Cybex Anoris T2 i-Size foi o meu primeiro contacto com o mundo da Puericultura. Sim, estão mesmo num artigo da Razão Automóvel e faz todo o sentido.

A segurança deve ser a maior preocupação dos pais quando chega o momento de transportar uma criança. São muitas as dúvidas, principalmente para quem nunca o fez antes.

É mesmo assim que se coloca a cadeira? Como é que posso verificar se está devidamente instalada? Virada para a frente ou para trás? Na verdade, é algo que uma vez dominado, é um processo simples.

Não me vou alongar em explicações sobre como devem transportar as vossas crianças. Até porque este explicador, que atualizamos regularmente, é a cábula ideal.

As próximas linhas também não servem para vos convencer a comprar o que quer que seja. Cada um sabe o seu orçamento e esta cadeira está longe de ser para todos. É cara? Claro que sim, tem um airbag! E provavelmente, mais tecnologia do que muitos automóveis em circulação em Portugal.

Pueri… quê?

Enquanto pai de primeira viagem (termo que conheço há meia dúzia de meses e cuja menção, vai encher de orgulho a mãe do meu filho) há todo um mundo da Puericultura (outra palavra dos diabos) que passei a descobrir.

Nesta descoberta, fiquei com uma certeza entre milhões de dúvidas: os artigos de Puericultura são como os barcos, casas de férias ou piscinas. O ideal é ter amigos que os tenham, para partilharem connosco.

Até aos 24 meses (se lá couber…), a criança pode usar um ovinho como este. O Cloud T i-Size tem o peso de uma nuvem, as cadeiras auto podiam ser todas assim.

Quanto ao meu conhecimento sobre cadeiras auto, “ovinhos”, bases rotativas ou carrinhos, posso classificar de igual a zero. Pelo menos até ao dia em que a Cybex me convidou para testar uma cadeira.

Quando dou por mim estou no Circuito de Jarama, onde há uns meses tinha estado a levar ao limite um Alpine A110 R. Só que desta vez estava fechado numa sala…rodeado de cadeiras auto.

Airbag numa cadeira? Sim, por uma razão.

A primeira cadeira auto do mercado com airbag integrado, a Anoris, foi lançada pela CYBEX em 2021. Passou com distinção nos testes da ADAC, com uma classificação equivalente a “muito bom”.

A Anoris T2 i-Size, é a última geração desta cadeira auto com airbag integrado da Cybex. Está apta para crianças desde os 15 meses (aproximadamente) até aos 7 anos. Oferece assim mais três anos de “espaço para crescer” do que cadeiras convencionais e mais um ano do que a geração anterior desta cadeira.

Umas das grandes decisões a tomar, é se a criança deve ser transportada contra ou no sentido da marcha do automóvel.

Até aos 18 meses ou 2 anos, o transporte deve ser feito contra a marcha. Esta é a recomendação do Ministério da Saúde e da Associação para a Promoção da Segurança Infantil. Não existindo uma obrigação legal, digo apenas que acredito que aos pais cabe analisar as recomendações, bem como os dados existentes e decidir em consciência.

Em caso de impacto, colocar a cadeira no sentido contrário ao da marcha, assegura uma maior protecção da coluna e pescoço do bebé. Isto porque reduz o efeito de chicote provocado por uma desaceleração repentina num choque frontal.

Durante o crescimento, o facto da cabeça ainda ser muito pesada em relação ao resto do corpo, obriga a cuidados acrescidos como este.

Caso prático: continuam a colocar a cadeira no sentido contrário ao da marcha, mesmo depois da idade recomendada. O vosso bebé nem conhece outra realidade.

Um dia, anda no carro com os avós virado para a frente. Porquê? Porque são avós e “coitadinho do bebé, vai ali a olhar para um espelho que está no banco…” (como é óbvio, disse aos meus pais para lerem este texto…olá!). O mais provável é o vosso filho nunca mais aceitar viajar no sentido contrário.

O meu filho ainda não nasceu, mas reparem como lanço já aqui as bases para um eventual mini-drama familiar…vai correr bem.

No sentido da marcha em segurança

O que esta cadeira auto permite, é fazer com que a partir da idade em que viajar no sentido da marcha passe a ser possível, que essa viagem seja feita de forma mais segura do que com uma cadeira sem airbag.

Aumenta a segurança em caso de acidente em 50%, em comparação com uma cadeira equivalente, sem airbag. Ao mesmo tempo que permite o contacto visual que muitos pais desejam durante a viagem.

Cybex Anoris T2 i-Size
© Cybex

Como funciona?

Perante uma desaceleração que o sistema interpreta por anormal e resultado de um embate (travar a fundo, segundo os engenheiros da Cybex, não ativa o sistema) o airbag enche em milissegundos e assume a forma de C em torno do escudo de impacto.

Este airbag integral de corpo, surge como uma cortina e não é equiparado a um airbag convencional de um automóvel. Desde logo, porque não utiliza qualquer tipo de pó químico na abertura.

Mais do que um airbag

O sistema de airbag, que de acordo com a marca oferece até 50% mais segurança em caso de impacto frontal, não é o único atributo deste produto.

A almofada de segurança da Anoris T2 i-Size tem oito definições de ajuste de profundidade. Conta também com um encosto de cabeça ajustável, uma malha que é agora seis vezes mais respirável e uma proteção adicional contra impactos laterais, que reduz a força de impacto em 20%.

© Cybex Isto ajuda a perceber se está tudo bem instalado, não há dúvidas.

A cadeira vem ainda equipada com um assistente de segurança a bordo, para uma instalação mais facilitada. Os indicadores LED mostram o estado do ISOFIX, da perna de apoio, da almofada de segurança e da bateria.

É mais segura do que as outras? Depende.

Esta cadeira não é mais segura do que a vossa cadeira auto, a não ser que pretendam virar a criança para a frente. Se o fizerem, é mais segura e só assim faz sentido equacionarem a compra deste equipamento. A Anoris T2 i-Size já está disponível e tem um preço de €799,95.

Para garantir que a cadeira é compatível com o vosso carro, devem procurar pelo logótipo “i-Size”. Caso este logótipo não exista, mas o vosso carro tenha ISOFIX, podem consultar esta lista da CYBEX para saber se carro e cadeira são compatíveis.

Seja qual for a cadeira que utilizem sigam as indicações do fabricante e as recomendações das entidades competentes. Caso tenham dúvidas não me perguntem nada, ainda mal comecei esta viagem.

Sabe esta resposta?
Qual foi a primeira marca a desenvolver uma cadeira de crianças?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Sabes qual foi a primeira marca a apostar nas cadeiras de criança?