Crónicas São poucos os momentos em que não me chateia ter o carro sujo

Lavagem

São poucos os momentos em que não me chateia ter o carro sujo

Conseguir não ter o carro sujo parece ser quase impossível, principalmente quando este é usado todos os dias, sem dó nem piedade.

Ferrari California sujo de lama
© Peter Fogden / Unsplash

Este artigo faz parte do Especial Calendário do Advento 2023. Neste Natal dê crédito aos seus sonhos com o Banco Credibom.

Conseguir manter um estado de limpeza quase perfeito num carro utilizado diariamente é uma daquelas missões quase impossíveis e na qual nem se repara. E com crianças à mistura e pouco tempo disponível, ter o carro sujo é quase garantido.

Muitas vezes, há dias de chuva seguidos de dias de sol, uma estrada que estava em obras, um «alívio» muito certeiro de uma ave e tantos outros «fenómenos» que acontecem com mais frequência do que eu desejaria.

Porsche 911 GT3 sujo na neve
© Laurent Perren / Unsplash

São inúmeros os casos que vejo diariamente, em que a limpeza de um automóvel está muito para lá do que eu aceitaria para o meu meio de transporte do dia a dia. Há mesmo pessoas que admitem nunca ter lavado o carro, mesmo uns anos depois de o ter. A sério. Eu não seria capaz.

Perante a maioria destes cenários, é apenas uma questão de tempo até perceber que moedas tenho no bolso, de forma a poder fazer uma passagem rápida numa lavagem de pressão.

Só que… Atenção, nada de lavagens nas máquinas de rolo. Fico sempre com a ideia de que a pintura nunca será a mesma e nesse caso, é melhor ficar mesmo com o carro sujo.

Apesar de tudo isto, no entanto, há momentos que me levam a demorar mais tempo até que chegue esta «enorme necessidade» de lavar um automóvel.

Há muitas razões para sonhar, mas o melhor é fazer. Simule um Crédito Pessoal Credibom.

As exceções à «regra»

A maioria destas exceções relaciona-se com as viagens. Por exemplo, sou uma das poucas pessoas que gosta de conduzir à chuva, pelo menos, nas de dose moderada em que ainda conto com alguma visibilidade. O som de fundo acaba por me tranquilizar, confesso.

Em contrapartida, é nestas viagens que o carro parece ficar todo da mesma cor, excetuando a área em que as escovas dos vidros vão passando. Por uns minutos — umas horas, vá — admito que até gosto de ver o carro sujo e a forma como esta sujidade e a água ilustraram os traços da carroçaria, quase numa pequena aula de aerodinâmica.

Outra das situações é numa daquelas idas à praia, principalmente nas que incluem um troço de estrada não asfaltada e em que a poeira se parece colar ao carro. É uma memória de um bom momento em família, mas que acaba assim que é tirada a foto. O destino seguinte é mesmo a lavagem.

Ainda no verão, há outras estradas que nos forram a frente do carro de insetos. Também aqui, o motivo está relacionado com os bons momentos e recordações que uma viagem proporciona. No entanto, depois de terminada a viagem, a rotina é a mesma. Fotografia e lavagem.

Carro sujo? A triste realidade

O principal problema do carro «cá de casa» é que não sou eu que o conduzo diariamente. E quem o faz não tem a «necessidade» de o ver imaculado (ou perto), tal como eu tenho. Por isso, passam-se meses em que não se aproxima sequer de uma lavagem e alturas em que as quatro estações parecem-se todas encontrar no carro: o spray da chuva mistura-se com os mosquitos e o pó da praia.

Land Rover Defender sujo de lama
© Ragnar Beaverson / Unsplash

Tudo em conjunto com o tom ferodo nas jantes e outras atrocidades que me deixam apenas a respirar fundo, fazendo de conta que nem vi. O ideal é mesmo aguardar pelo fim de semana e tentar fazer uma passagem rápida pela lavagem a jato.

Ao contrário do que muitos dizem, a sujidade não protege a pintura e mesmo que não se queira admitir, todos gostamos de ver o nosso carro como no dia em que o vimos pela primeira vez. Na maioria dos casos, pelo menos.

E nem sequer me perguntem pelo interior do carro. Deixo isso para outra altura.

Este artigo faz parte do Especial Calendário do Advento 2023. Neste Natal dê crédito aos seus sonhos com o Banco Credibom.