Crónicas Circuito perfeito? As curvas mais famosas do mundo reunidas numa só pista

Curiosidades

Circuito perfeito? As curvas mais famosas do mundo reunidas numa só pista

A Porsche tem um circuito de testes em Leipzig, na Alemanha, que esconde um segredo muito bem guardado. Aliás, 11 segredos…

Porsche-Experience-Center-Leipzig
© Porsche

Este artigo faz parte do Especial Calendário do Advento 2023. Neste Natal dê crédito aos seus sonhos com o Banco Credibom.

Qual a curva mais emblemática de todos os circuitos do mundo? Será a Parabolica de Monza, o Saca-Rolhas de Laguna Seca, os «S» de Suzuka ou o «Karussell» de Nürburgring? A escolha é difícil, para não dizer impossível.

Cada uma tem traços únicos e desafios ímpares, ou não estivéssemos nós também perante traçados muito diferentes. Mas e se eu lhe disser que é possível fazer todas estas curvas numa só volta a um circuito?

Sim, isso mesmo. A Porsche tem um circuito de testes na Alemanha, em Leipzig, junto à fábrica onde é construído o Panamera e o Macan, que tem todas estas curvas emblemáticas (e mais algumas…) no mesmo traçado.

É, muito provavelmente, a melhor combinação de curvas do mundo o que faz deste, pelo menos na minha opinião, um circuito praticamente perfeito. São 11 das curvas mais icónicas do mundo, separadas por apenas alguns metros.

Tive oportunidade de o conhecer recentemente, a bordo do novíssimo Porsche Macan 100% elétrico, e fiquei surpreendido com a variedade de cenários que é possível reproduzir numa só volta.

Há muitas razões para sonhar, mas o melhor é fazer. Simule um Crédito Pessoal Credibom.

Uma pista é como uma peça de música. Todas as notas já foram tocadas em algum lado antes. Mas a sequência de notas cria uma nova peça.

Hermann Tilke, engenheiro que desenhou o circuito do Porsche Experience Centre Leipzig

No vídeo abaixo, Hermann Tilke, engenheiro alemão que desenhou o circuito do centro de testes da Porsche em Leipzig, explica algumas das particularidades deste traçado, que é apenas um dos muitos que tem no seu portfólio.

Importa recordar que Tilke foi um dos responsáveis pela criação do Red Bull Ring, na Áustria, assim como do Circuito das Américas, no Texas (EUA); do Circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi (EAU); do Circuito de Sepang, na Malásia; e do Autódromo de Sochi, na Rússia.

Que curvas podemos encontrar em Leipzig?

No total são 11 as curvas que inspiraram Hermann Tilke a criar este circuito de testes da Porsche em Leipzig, que pode assumir várias configurações distintas. Conta ainda com várias secções técnicas no interior e com um centro de testes todo o terreno com 6 km de distância mesmo ao lado.

  • Bus Stop — Spa-Francorchamps (Bélgica)
  • Curve di Lesmo — Monza (Itália)
  • Corkscrew — Laguna Seca (Estados Unidos da América)
  • Karussell — Nürburgring (Alemanha)
  • Loews Hairpin — Monte Carlo (Mónaco)
  • Mobil 1 S — Nürburgring (Alemanha)
  • Parabolica — Monza (Itália)
  • Sunset Bend — Sebring (Estados Unidos da América)
  • Suntory Corner — Fuji Speedway (Japão)
  • Suzuka S — Suzuka (Japão)
  • Victoria Turn — Jacarepaguá (Brasil)

Muitos milhares de quilómetros separam as pistas que «emprestaram» as curvas a este traçado de Leipzig. Mas aqui, no centro de desenvolvimento da Porsche, distam apenas alguns metros. E é precisamente isso que torna este circuito tão especial.

Este artigo faz parte do Especial Calendário do Advento 2023. Neste Natal dê crédito aos seus sonhos com o Banco Credibom.