Crónicas Tenho de confessar uma coisa sobre a Tesla Cybertruck

Curiosidade

Tenho de confessar uma coisa sobre a Tesla Cybertruck

A Tesla Cybertruck é um «veículo» bastante diferente de tudo o que temos conhecido nas últimas décadas. E isso suscita alguma curiosidade.

Tesla Cybertruck com atrelado
© Tesla

A Tesla Cybertruck já é um tema de conversa há uma data de anos. Mesmo quem vive como ermita dentro de uma caverna no topo de uma montanha e sem acesso à internet, já deve ter visto diversas notícias sobre a primeira pick-up da Tesla.

Em condições normais, os «comuns» apaixonados por automóveis — grupo no qual me insiro — já deviam estar enjoados deste tema. Existem milhões de imagens e outros tantos artigos da Cybertruck, nem que seja apenas para despertar os motores de busca por essa internet fora.

Mas, neste caso, não se trata de nada disso. Neste caso, sou apenas eu a revelar um pequeno guilty-pleasure.

Tesla Cybertruck vista lateral
© Tesla

É que, por muitas imagens que já tenha visto da nova pick-up da Tesla, ao ponto de já nem me despertar qualquer curiosidade visual, a grande verdade é que gostava mesmo de ter a experiência de conduzir uma «coisa» daquelas.

Se me fizessem a pergunta: “compravas?”, tenho 99,99% de certeza de que a resposta seria “não”. A Tesla Cybertruck é um «bicho» estranho, incompatível com a maioria das estradas por onde costumo conduzir, não me cabe na garagem e a estética — para mim, obviamente — está longe de ser um caso de paixão, bem pelo contrário.

Ainda assim, é justamente pelo facto de ser tão diferente que fico com tanta curiosidade. Uma carroçaria que praticamente não se amolga, vidros que (na maioria das vezes) não se partem e prestações que o meu cérebro não consegue associar às três toneladas de peso.

São quase seis metros de comprimento e mais de dois de largura de um veículo estranho e diferente de tudo o que já se viu na estrada. E, talvez por isso, seja tão interessante.

Tesla Cybertruck na Europa?

Será que a Tesla Cybertruck alguma vez chegará ao continente europeu? Bem, o mais provável é que isso nunca venha a acontecer. Primeiro porque o tamanho e o peso da pick-up americana iriam incluir diversas contingências deste lado do oceano, começando pelo facto de ser necessária carta de pesados para a conduzir.

A segunda razão está relacionada com a procura e isso é o próprio Elon Musk a afirmar. No mercado europeu, as pick-up não são dos automóveis mais procurados e nas terras do Tio Sam continuam a estar no topo das tabelas de vendas. Por isso, para quê investir milhões no desenvolvimento de versões compatíveis com o nosso mercado?

Tesla Cybertruck 3/4 de frente
© Tesla

Para já, o maior problema da Tesla está em acelerar a complexa produção deste modelo, que já conta com mais de dois milhões de pré-encomendas, segundo Musk.

Aliás, o CEO da Tesla afirma mesmo que a marca “cavou a sua própria sepultura” e que o mais provável é que sejam necessários “anos” até alcançar o objetivo de produção da Tesla Cybertruck, que é de 250 mil unidades por ano.

Sabe esta resposta?
Quantos motores elétricos tem o Tesla Model X Plaid?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Tesla Model X Plaid. A melhor versão com o pior volante?