Crónicas Querem falar de unicórnios? Falemos então do Toyota GR Yaris

Unicórnio

Querem falar de unicórnios? Falemos então do Toyota GR Yaris

Desenganem-se os que pensam que um especial de homologação como o Toyota GR Yaris se vai voltar a repetir. Não vai. Com muita pena minha.

Toyota GR Yaris, traseira
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel

Este artigo faz parte do Especial Calendário do Advento 2023. Neste Natal dê crédito aos seus sonhos com o Banco Credibom.

Numa altura em que se fala tanto de unicórnios em Portugal, não vou ser mais um a falar da Farfetch. Vou, isso sim, falar do Toyota GR Yaris. Porque de tão raro já nem era suposto existir. Felizmente existe. Apreciem-no enquanto é tempo.

No mundo das startups, os unicórnios são as empresas que atingem um valor de mercado superior a mil milhões de dólares. Mas não é de dinheiro que eu vos quero falar. É da raridade que o próprio conceito implica e que, no fundo, está na base desta criatura mitológica.

Toyota GR Yaris
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel

Porque desenganem-se os que pensam que um especial de homologação como o GR Yaris se vai voltar a repetir. Não vai. Com muita pena minha. Mesmo este já apareceu fora do tempo e não fosse a paixão pelos automóveis de Akio Toyoda, presidente da Toyota, e provavelmente nunca teria nascido.

Acho que estas primeiras linhas já ajudaram a estabelecer o quão especial eu acho que o Toyota GR Yaris é. Mas para os que ainda tiverem dúvidas, então sintam-se à vontade para as desfazerem com este vídeo:

Coragem… mas não só

Falar do GR Yaris é falar de coragem. Porque era tão fácil arranjar uma desculpa para não lançar um desportivo como este. Mas a Toyota não embarca nisso e tem feito de tudo para manter viva a chama dos driver’s cars, ou seja, dos automóveis feitos para quem gosta verdadeiramente de conduzir.

Há muitas razões para sonhar, mas o melhor é fazer. Simule um Crédito Pessoal Credibom.

Basta olhar para os três modelos que a marca nipónica lançou recentemente com o cunho da Gazoo Racing: GR Yaris, GR Supra e GR 86. Nem estou meter o GR Corolla ao barulho, porque (infelizmente) não se vende na Europa. Olhamos para esta lista e percebemos que poucas marcas estão a fazer tanto para salvar as «máquinas de condução» como a Toyota.

Por isso sim, volto a reiterar: foi preciso coragem para lançar no mercado um modelo como GR Yaris. Mas foi preciso muito mais do que isso, foi preciso engenho e categoria. Porque não chega criar um carro da «velha guarda» e com ADN de rali com tecnologias modernas. É preciso entregar na estrada — ou na terra, como preferirem… — tudo o que ele promete: e o GR Yaris entrega uma e outra vez.

Acima de tudo (e todos)

Compacto, potente, divertido e tão eficaz, o Toyota GR Yaris supera todas e quaisquer expectativas. É a verdadeira definição de pocket-rocket e o melhor «pequeno desportivo» que podem comprar atualmente. Não tenho qualquer dúvida disso.

Não é o mais rápido nem o mais potente. Mas tem o que falta a muitas propostas: é intuitivo, comunicativo e faz-nos sentir especiais. Os números não lhe fazem justiça. De todo.

A caixa de relações é curta e obriga-nos a trabalhar. A direção é direta e fácil de ler. E o pequeno motor 1.6 turbo de três cilindros é uma verdadeira obra de arte. Foi «afinado» sob medida para este Toyota GR Yaris e é brilhante a todos os níveis.

Toyota GR Yaris motor
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel

Apesar de estar «carregado» de tecnologia, o que mais me impressiona no GR Yaris é a simplicidade com que tudo acontece. É um carro feito para ser conduzido. No limite. Sempre que a estrada o permitir.

É certo que ele também sabe «viver» a cidade. Apesar de ser hardcore, tem todas as mordomias das quais já não prescindimos: ar condicionado, sistema de infoentretenimento e compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay. Mas até encontrarmos «aquela estrada», com «aquelas curvas», o GR Yaris parece sempre algo aprisionado.

Mas, caro amigo, quando essa estrada aparece, tudo se alinha e o Toyota GR Yaris é praticamente perfeito. E não precisamos de um curso de condução desportiva para o conseguir ler. Nada disso. Basta algum atrevimento e uma boa dose de confiança no trabalho dos engenheiros da Gazoo Racing.

A NÃO PERDER: Toyota Celica de regresso? Rumores ganham força

Espécie em vias de extinção

Apesar de rendido a este modelo, não deixo de ter alguma tristeza em saber que a receita não se vai repetir. Porque o Toyota GR Yaris é precisamente aquilo que muitos de nós receávamos já não voltar a ver.

É que exercícios de marketing há muitos. Mas a essência depois nem sempre acompanha. Com este GR Yaris a conversa é totalmente diferente, porque ele não só acompanha como até faz mais do que promete.

Toyota GR Yaris em estrada
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel

Acabo esta crónica a recordar uma frase que o Guilherme usou num artigo que escreveu aqui na Razão Automóvel, a propósito de outro driver’s car, o Mazda MX-5: “A vida é demasiado curta para conduzir carros aborrecidos”. O GR Yaris lembra-nos que é impossível não estar de acordo.

Por isso termino como comecei: o Toyota GR Yaris é raro. É um verdadeiro unicórnio. Apreciem-no enquanto é tempo. Um dia vamos todos ter saudades.

Este artigo faz parte do Especial Calendário do Advento 2023. Neste Natal dê crédito aos seus sonhos com o Banco Credibom.