Apresentado em 2019 sob a forma de um protótipo, no Salão de Frankfurt, o CUPRA Tavascan chegou finalmente às estradas nacionais.
Depois do CUPRA Born, o primeiro 100% elétrico da CUPRA, surge agora o automóvel totalmente elétrico no formato SUV coupé, que tantos adeptos tem reunido na Europa.
A versão de acesso custa 50 411 euros e já pode ser configurada no website da CUPRA.
Vamos conhecer o CUPRA Tavascan em cinco pontos chave, que vão desde o design (exterior e interior) à tecnologia que oferece, sem esquecer os motores, as autonomias e claro, o preço.
100% CUPRA
Tal como o Born, o novo Tavascan recorre à plataforma dedicada para elétricos MEB, mas é maior. É mais comprido, largo e alto até que o Formentor, partilhando com o Terramar o título de porta-estandarte da marca de Barcelona.
Além disso, introduz também a nova linguagem visual da CUPRA, mais distinta e reforça a identidade da marca. Destaca-se por uma espécie de máscara a preto que preenche quase toda a dianteira, e pela nova assinatura luminosa em LED, com três triângulos em cada farol e, pela primeira vez, no logótipo da marca iluminado.
Isto dá ao Tavascan uma presença em estrada forte e sofisticada, acentuado por apontamentos exteriores em cobre que já fazem parte do ADN da CUPRA.
Tudo isto sem esquecer as responsabilidades do ponto de vista aerodinâmico, que ganham importância acrescida nos 100% elétricos. As linhas dinâmicas e a silhueta próxima da de um coupé em muito contribuem para isso, com o Tavascan a reclamar um coeficiente aerodinâmico (Cx) de apenas 0,26.
Espinha dorsal é chave
O interior do Tavascan é tão extrovertido como o exterior. É dominado por linhas esculpidas, que dão continuidade à estética exterior. A espinha dorsal central, como a própria CUPRA lhe chama, reforça esta ideia e acrescenta dramatismo e caráter a um interior que se mostra sofisticado, e de ambiente desportivo.
Elementos como os bancos com apoios de cabeça integrados, que estão disponíveis de série em todas as versões, ajudam a acentuar o perfil dinâmico do Tavascan, que conta com os habituais detalhes em cobre e exibe um complexo jogo de luxes que transformam por completo o habitáculo à noite.
Os acabamentos cuidados e os materiais bem escolhidos reforçam as ambições premium deste SUV, que também surpreende no que à versatilidade e espaço diz respeito. A segunda fila de bancos permite acomodar facilmente dois adultos com 1,85 m (ao centro elogia-se o facto de não existir túnel de transmissão), ao mesmo tempo que a bagageira disponibiliza 540 litros de capacidade de carga.
Sempre conectado
A conectividade é hoje um argumento relevante na escolha de qualquer veículo e o novo CUPRA Tavascan responde a essa necessidade.
Não só através do sistema de infoentretenimento, que acedemos via um ecrã tátil de 15″ — o maior de sempre num CUPRA —, como também podemos trazer o Tavascan «no bolso» com a aplicação My CUPRA no nosso smartphone.
Entre as funcionalidades oferecidas consegue, de forma remota, monitorar, localizar, trancar e destrancar o Tavascan, bem como controlar a rotina de carregamento e climatização no interior. Se, por exemplo, quiser ter sempre o habitáculo a 23 ºC quando sair de casa, todas as manhãs, pode criar esse hábito junto do Tavascan. É simples e rápido.
Depois, uma vez dentro do habitáculo, o ecrã central de 15’’ assume as funções de central multimédia e de navegação, e apresenta um número de funcionalidades que lhe vão certamente facilitar muito o dia.
Além de lhe fazer companhia durante as viagens, através de músicas ou podcasts, este ecrã pode também apresentar-lhe a rota mais eficiente, para que chegue ao destino com autonomia de sobra, ou então apresentar-lhe os postos de carregamento mais próximos.
Falámos em música e importa recordar que o Tavascan é o primeiro modelo da CUPRA a equipar um sistema de som da Sennheiser, com 12 altifalantes, pensado para criar uma experiência de som mais imersiva.
Tração traseira ou integral
O CUPRA Tavascan está disponível com duas versões distintas: Endurance com tração traseira, com 210 kW (286 cv) e 545 Nm; e VZ, com tração às quatro rodas com 250 kW (340 cv) e 679 Nm.
O motor elétrico traseiro é exatamente o mesmo em ambas as versões, bem como a bateria com 77 kWh de capacidade útil. A diferença do VZ reside no motor dianteiro com 80 kW (109 cv), que assegura mais potência e, claro, melhores performances.
Se o Tavascan Endurance acelera dos 0 aos 100 km/h em 6,8s, o Tavascan VZ consegue fazê-lo em apenas 5,5s. Quanto à velocidade máxima, está sempre limitada aos 180 km/h, independentemente da motorização.
A autonomia também difere entre as duas versões. O nome do Tavascan Endurance diz tudo, anunciando 569 km (ciclo combinado WLTP), enquanto o VZ, mais desportivo, anuncia até 521 km.
Esta diferença explica-se pelo facto de o Tavascan Endurance permitir consumos médios (ciclo combinado WLTP) em torno dos 15,2 kWh/100 km, ao passo que o VZ, mais potente, anuncia médias de 16,5 kWh/100 km.
Quanto aos carregamentos, qualquer uma destas versões suporta velocidades de carga de até 135 kW em corrente contínua (DC) e de até 11 kW em corrente alternada (AC).
Dessa forma, um carregamento completo numa wallbox de 11 kW faz-se em oito horas, ao mesmo tempo que num posto rápido é possível ir dos 10% aos 80% da carga da bateria em apenas 28 minutos.
Os preços do Tavascan em Portugal
O acesso à gama do CUPRA Tavascan faz-se com a versão Endurance (tração traseira), cujo preço começa nos 50 411 euros.
Na lista de equipamento de série já encontramos elementos como os faróis em LED Matrix, a iluminação interior ambiente, o volante aquecido, o ecrã central de 15’’, o sistema de som de sete altifalantes, a climatização de três zonas, as jantes de 19’’ e um leque muito vasto de sistemas de ajuda à condução que vão desde o cruise control adaptativo ao alerta de tráfego à retaguarda, sem esquecer o sistema de condução semiautónomo.
Contudo, e de forma a tornar o seu Tavascan mais personalizado, pode sempre acrescentar alguns equipamentos opcionais ao conjunto:
A gama do CUPRA Tavascan em Portugal organiza-se da seguinte forma (preços com IVA):
Tavascan Endurance, 286 cv — desde 50 411 euros;
Tavascan VZ, 340 cv — desde 66 626 euros.
No caso das empresas e dos ENI (empresários em nome individual), o Tavascan tem preços mais atrativos, por culpa da dedução total do IVA, permitindo que o preço da versão Endurance fique abaixo dos 40 000 euros.
Partilhar
razaoautomovel.com