Notícias Bruto. Há um V8 NASCAR nas 24 Horas de Le Mans

24 Horas de Le Mans 2023

Bruto. Há um V8 NASCAR nas 24 Horas de Le Mans

As 24 Horas de Le Mans deste ano vão ter um «convidado» especial: um Chevrolet Camaro ZL1 modificado com um genuíno V8 NASCAR.

Chevrolet Camaro ZL1 em Le Mans, perfil
© Garage 56 NASCAR

A participação na Garagem 56 deste ano nas 24 Horas de Le Mans será feita com um improvável Chevrolet Camaro ZL1, inspirado fortemente pelos stock cars NASCAR de quinta geração.

Os carros de NASCAR são mais conhecidos por andar às voltas em circuitos ovais, apesar de também correrem em circuitos convencionais, mas este Camaro ZL1 foi preparado para superar os rigores das 24 Horas de Le Mans.

Não só recebeu uma série de modificações aerodinâmicas como foram instaladas… luzes — os carros de NASCAR não as têm. O maior destaque, contudo, são os 238 kg a menos (pesa 1342 kg) em relação aos stock car da NASCAR. Ainda assim, substancialmente mais pesado que os outros carros em Le Mans.

© Garage 56 NASCAR As diferenças entre o Chevrolet Camaro ZL1 da Garage 56 NASCAR e um stock car de quinta geração da NASCAR Cup Series.

Contudo, a pièce de résistance deste Camaro ZL1 «esconde-se» debaixo do capô. É lá que encontramos o mesmo bloco 5.8 V8 (358 polegadas cúbicas) naturalmente aspirado usado pela Chevrolet na NASCAR Cup Series.

Isso mesmo, as 24 Horas de Le Mans deste ano vão ser brindadas com o som trovejante que só um grande e possante V8 consegue emitir. Fiquem com uma pequena amostra da banda sonora:

É mais rápido do que imaginam

Este Chevrolet Camaro ZL1 impressiona não só pelo som do seu V8, como pelas suas dimensões avantajadas — faz os Hypercars parecerem carros de brincar —, e ainda pela sua rapidez.

Tem registado tempos por volta mais rápidos que os conseguidos pelos LMGTE-AM. Este Camaro ZL1 está a tirar à volta de cinco segundos por volta aos Ferrari 488 GTE, Porsche 911 RSR, Aston Martin Vantage AMR e Chevrolet Corvette C8.R dessa categoria.

A diferença considerável de performance deve-se, sobretudo, à potência do V8. Livre das amarras dos regulamentos, o Camaro ZL1 da Garage 56 NASCAR poderá estar a debitar mais de 750 cv de potência. Os LMGTE-AM debitam cerca de 600 cv.

Uma diferença considerável num circuito onde a potência ganha particular importância, pois 85% de uma volta é feita a fundo!

Pode participar, mas não pode competir

Dado a natureza experimental da Garage 56 nas 24 Horas de Le Mans, o seu único participante não se insere em nenhuma das classes oficiais. E também não entra nas classificações oficiais.

Mesmo que chegasse ao fim das 24 Horas de Le Mans como o vencedor absoluto, não contaria para a classificação oficial.

Talvez não seja o estímulo que os pilotos do Camaro ZL1 queiram ouvir. Este será pilotado por Jenson Button — esse mesmo, o ex-campeão de Fórmula 1 —, o alemão Mike Rockenfeller (vencedor das 24 Horas de Le Mans em 2010, com o Audi R15 TDI) e o norte-americano Jimmie Johnson (heptacampeão da NASCAR Cup Series).

Contudo, já conseguiram uma vitória em Le Mans, ao ganharem o desafio da paragem nas boxes mais rápida contra as equipas das boxes LMGTE-AM.

https://youtube.com/shorts/CewZ0JSUq4Y?feature=share

Como curiosidade, a última vez que carros da NASCAR participaram nas 24 Horas de Le Mans foi em 1976, com um dueto composto por um Dodge Charger e um Ford Torino.