Notícias Primeiro 100% elétrico da Bentley vai ser um mini-Bentayga

Antevisão

Primeiro 100% elétrico da Bentley vai ser um mini-Bentayga

A Bentley adiou em 5 anos os planos para se tornar 100% elétrica e vai reforçar a aposta nos híbridos plug-in.

Bentley - linhas do novo SUV
© Bentley

A Bentley está a rever o plano estratégico para os próximos anos e adiou em cinco anos a meta para se tornar uma marca totalmente elétrica. Tudo motivado pelo «arrefecimento» nas vendas dos 100% elétricos.

O plano que antes era conhecido por “Beyond 100” — numa alusão aos primeiros 100 anos da marca — e que ditava que a partir de 2030 todos os novos Bentley seriam 100% elétricos, passa a designar-se “Beyond 100+”, com a marca britânica a atrasar a sua ambição de eletrificação total até 2035.

Até lá, a Bentley vai reforçar a aposta nas versões híbridas plug-in, ainda que não feche a porta a criações mais especiais, equipadas exclusivamente com um motor de combustão interna. De acordo com a marca sediada em Crewe, no Reino Unido, a primeira chega já em 2025.

Bentley - Beyond 100+
© Bentley

Ainda assim, a maior novidade desta revisão estratégica da Bentley acaba mesmo por ser a confirmação do muito antecipado primeiro modelo 100% elétrico, que ainda está em desenvolvimento mas que já tem data prevista de chegada ao mercado: final de 2026.

O que esperar?

Trata-se de um modelo totalmente novo, desenvolvido de raiz para ser 100% elétrico e que, por isso mesmo, não irá substituir nenhum dos modelos existentes.

A Bentley afirma que este novo modelo será o primeiro “Luxury Urban SUV” do mercado, ou SUV urbano de luxo. O «urbano» nesta afirmação indica que ficará num plano abaixo do Bentayga em termos de tamanho. Mas para os padrões da Bentley, «compacto» traduz-se num comprimento não muito inferior a cinco metros.

Ou seja, o novo modelo poderá ter um tamanho muito semelhante ao dos modelos do Grupo Volkswagen que utilizam a nova plataforma PPE (Premium Platform Electric): o Audi Q6 e-tron e o Porsche Macan.

Tal como inicialmente previsto, será o primeiro de um total de cinco novidades, previstas até 2030, numa cadência de um novo modelo a cada ano. Mas será precisamente com este novo SUV 100% elétrico que a marca britânica prevê conquistar novos clientes.

Experiência Bentley

Antes de ser um elétrico, este novo modelo terá de ser um Bentley, tal como referido pelos responsáveis da marca. Afinal, “todos nós somos apaixonados por automóveis. O som de um motor V8 ainda é algo que adoramos”.

Além do ADN da Bentley que a marca pretende extrair de toda a sua história, o novo modelo também terá de incluir uma experiência de condução de acordo com as exigências dos seus clientes.

O som do motor é algo que não está incluído num sistema elétrico, pelo que “estamos a desenvolver uma nova solução” para preencher esse espaço. “Não será nada sintético, será algo novo” com que “pretendemos surpreender os nossos clientes” quando o novo modelo for apresentado.

Fábrica de «sonhos»

Apesar da revisão nas metas para os próximos anos, a marca britânica continua totalmente empenhada na renovação das suas instalações de Crewe, ou fábrica de sonhos, como é designada.

Mas o investimento não se foca apenas nos produtos nem nas instalações, mas também nas capacidades e conhecimentos dos seus trabalhadores. Uma das novidades mais recentes é a nova área de pintura, desenvolvida com três importantes pilares.

Bentley - Novidades na fábrica de Crewe
© Bentley

O primeiro está totalmente focado na sustentabilidade, com novos métodos de produção e reciclagem, mas também na utilização mais moderada de energia; Com a nova área de pintura, o leque de opções disponíveis para os clientes serão ainda mais numerosas, com grandes benefícios no capítulo da personalização; O terceiro pilar está relacionado com as pessoas, uma vez que as novas instalações também foram pensadas de forma a melhorar as condições de trabalho.

Além da pintura, as instalações de Crewe também contam com uma nova área para o departamento de design e um interior renovado, com as mesmas premissas de utilização responsável de energia e condições de trabalho melhoradas. Do edifício original, com as características paredes de tijolo, apenas a fachada se mantém.

Sabe esta resposta?
Em que ano Walter Owen Bentley fundou a marca com o seu nome?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Winged B. Esta é a história do logótipo da Bentley
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Winged B. Esta é a história do logótipo da Bentley