Notícias Fiat revela novo 600 antes do tempo e em vídeo

Antevisão

Fiat revela novo 600 antes do tempo e em vídeo

Esqueçam os teasers. A Fiat não se coibiu de mostrar na totalidade o seu novo 600 num vídeo dedicado a um evento que ocorreu no Vaticano.

Fiat 600 frente 3/4
© Fiat

O Fiat 600 é a grande novidade do construtor italiano para este ano e a sua revelação oficial ainda está para acontecer.

Ao invés de nos brindar com uma série de teasers que costumam revelar pouco, a Fiat, de forma algo surpreendente, mostrou o novo 600 num pequeno filme intitulado “Open Doors” (Portas Abertas).

O filme é alusivo ao evento “Not Alone”: The World Meeting on Human Fraternity, organizado pela Fondazione “Fratelli Tutti”, que ocorreu no último dia 10 de junho, na Praça de São Pedro, no Vaticano.

A Fiat foi um dos principais patrocinadores do evento, tendo disponibilizado uma frota de veículos elétricos (500e, Doblò e Scudo).

Fiat 600, o que já sabemos?

Apesar do novo Fiat 600 não fazer parte dessa frota, é o protagonista deste filme, antecipando, tanto por fora como por dentro, o novo B-SUV italiano.

O novo modelo é «primo» do Jeep Avenger e do futuro modelo de entrada da Alfa Romeo — que ainda não tem nome, mas a marca está a aceitar sugestões. Os três vão ser produzidos em Tychy, na Polónia, e assentam sobre a mais recente evolução da CMP/eCMP da Stellantis.

Tal como o Avenger, o destaque no novo Fiat 600 será dado à variante elétrica. Esta vem reforçar a gama de modelos 100% elétricos da Fiat que, por agora, é constituída apenas pelo 500.

Vamos assumir desde já que partilhará a cadeia cinemática com o Jeep Avenger. Isto significa que será equipado com um motor elétrico dianteiro de 115 kW (156 cv) e 260 Nm, e será alimentado por uma bateria de 54 kWh. No Avenger, dependendo da versão, dá para uma autonomia entre 390 km e 404 km; no Fiat 600 não deverá ser diferente.

Interior do Fiat 600
© Fiat O interior apresenta semelhanças com o do mais pequeno 500e.

Apesar do foco no 600 elétrico, este deverá também incluir pelo menos uma variante a combustão, tal e qual o Avenger. Esta versão a combustão é definida pelo 1.2 PureTech de 100 cv, ficando por saber se ficará limitada ou não apenas a alguns mercados.

Posicionado abaixo do 500X

Apesar da designação 600, o novo B-SUV ficará posicionado abaixo do atual 500X, sendo mais compacto que este.

O 600 deverá ter entre 4,0-4,1 m de comprimento, enquanto o 500X tem praticamente 4,25 m. O sucessor do 500X promete crescer e dilatar ainda mais esta diferença.

Resta agora aguardar pela revelação oficial do novo Fiat 600. Os rumores apontam que seja já no próximo dia 4 de julho, coincidindo com o aniversário do Fiat 500.