Notícias Multipla regressa como um SUV? As novidades da FIAT

Antevisão

Multipla regressa como um SUV? As novidades da FIAT

Depois da apresentação do Grande Panda a FIAT está já a preparar o lançamento dos seus dois próximos modelos. Tudo o que já sabemos.

A apresentação do FIAT Grande Panda coincidiu com a celebração dos 125 anos do construtor transalpino, mas as novidades não se ficaram por aqui. Já foram confirmados os seus próximos dois modelos.

Para contexto, regressamos ao passado mês de fevereiro e à apresentação dos cinco novos protótipos da FIAT, que servem de antevisão para os modelos que a marca pretende revelar até 2027. O primeiro foi o Grande Panda, ficam a faltar quatro.

Os próximos dois serão os SUV e Fastback, ainda sem nomes definitivos conhecidos, mas são vários os rumores que indicam que o SUV poderá vir a chamar-se… Multipla. Sim, esse mesmo, a mesma designação que já foi usada para dois MPV de seis lugares, o último dos quais ainda hoje é motivo de acesos comentários sobre o seu aspeto.

Neste caso, o MPV dará lugar a um SUV com espaço para a família e com uma vertente mais prática para uma utilização mais simples.

Já o segundo, assume uma silhueta mais dinâmica, de «SUV-coupé», e tentará agradar a clientes que desejam um crossover com uma «atitude» mais desportiva. Além disso, vai tomar o lugar do atual FIAT Tipo.

Segundo a FIAT, tanto um como outro já se encontram “numa fase avançada de desenvolvimento” — como podemos ver no vídeo teaser acima —, e devem chegar ao mercado em 2025 e 2026, respetivamente.

O que já sabemos?

No entanto, tal como seus nomes, ainda é cedo para saber todos os detalhes das suas especificações. Mas já sabemos que tanto um como outro assentarão sobre a nova Smart Car Plataform da Stellantis, estreada pelo Citroën ë-C3 e que também serve o FIAT Grande Panda e os novos C3 Aircross e Opel Frontera.

Por causa disso, ambos terão versões 100% elétricas, mas também sistemas híbridos — tecnologia mild-hybrid 48 V — ou um «simples» motor de combustão, dada a versatilidade desta plataforma, desenvolvida para automóveis de custo reduzido.

© Fiat O sucessor do Fiat Tipo assumirá uma fisionomia bastante distinta.

Se os novos modelos da FIAT seguirem o exemplo do que vimos nos novos Citroën C3 Aircross e Opel Frontera, a variante elétrica mais acessível deverá contar com a bateria de 44 kWh e uma autonomia em torno dos 300 km.

Enquanto que a variante híbrida deverá recorrer ao 1.2 Turbo, com 100 cv ou 136 cv, combinado com um motor elétrico integrado na caixa de dupla embraiagem de seis relações.

Depois das versões de produção dos protótipos SUV e Fastback, fica apenas a faltar conhecer a versão de produção da Pick-up e de um veículo de lazer (sem nome) mais próximo de um monovolume, mas decorado com todos os acessórios que o transformam num verdadeiro aventureiro.

Se a Pick-up vai dar origem à nova Strada — comercialização na Europa não está colocada de parte —, fica por saber se do último protótipo derivará um modelo de produção.

Sabe esta resposta?
Que marca italiana forneceu o motor para a versão de topo do Lancia Thema, em meados dos anos 80?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Thema 8.32: o Lancia com motor V8 da Ferrari
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Thema 8.32: o Lancia com motor V8 da Ferrari