Notícias Ford Capri pode regressar mas não da forma que imagina

Antevisão

Ford Capri pode regressar mas não da forma que imagina

O Ford Capri poderá regressar ainda este ano, mas os fãs do coupé poderão não gostar da forma como regressará.

Ford Capri frente 3/4
© Ford

Ainda hoje o Ford Capri (1968-1986) é um dos coupés mais emblemáticos da marca norte-americana. Concebido a pensar na Europa, replicava a fórmula usada no Mustang, que já conhecia um sucesso estrondoso no outro lado do Atlântico.

O Capri conquistou corações entre os petrolheads europeus e também os circuitos, onde se destaca o monstro de Grupo 5 da Zakspeed. Agora, o Capri pode regressar tão cedo como o próximo dia 10 de julho.

Ford Capri Turbo Zakspeed
O Ford Capri da Zakspeed

No entanto, como vimos acontecer com outras lendas da história automóvel, apenas o nome deverá regressar. Previsivelmente, o que se especula é que Capri será o nome do novo «SUV-coupé» da Ford. E será 100% elétrico.

O nome final ainda não foi oficialmente confirmado, mas são demasiados os rumores que apontam para esta escolha. E, talvez, não seja de surpreender.

A Ford em 2021 surpreendeu meio mundo ao batizar o seu primeiro SUV elétrico de Mustang (Mach-E). «Colou» a imagem do novo modelo ao pony-car e acabou por gerar um frenesim mediático à sua volta, o que acabou por contribuir não só para a sua visibilidade e reconhecimento, como (goste-se ou não) para uma carreira comercial bem sucedida nos dois lados do Atlântico.

Ford Mustang Mach-E Rally em estradão de terra, perfil
© Ford Ford Mustang Mach-E Rally, uma das mais recentes adições à gama.

A marca da oval azul parece agora querer replicar a fórmula com o novo «SUV-coupé» — um pouco à imagem do que fez com o Capri original em relação ao primeiro Mustang.

Capri, o SUV 100% elétrico

O que já sabemos deste «SUV-coupé» elétrico? Sabemos que ficará num segmento abaixo do Mustang Mach-E e partilhará toda a base técnica, assim como a linha de produção (Colónia, Alemanha), com o novo Explorer.

Recorde que o Explorer assenta sobre a MEB, a plataforma dedicada do Grupo Volkswagen para veículos elétricos. Ou seja, este Capri — caso seja o nome escolhido —, terá mais em comum com o Volkswagen ID.5 ou o novo CUPRA Tavascan do que com qualquer outro Ford.

carregamento ford explorer
© Ford Ford Explorer

É de esperar que partilhe com o Explorer as várias opções motrizes, assim como as baterias. Mas tudo «embrulhado» num corpo de aspeto mais desportivo e, também, mais aerodinâmico — o tejadilho fortemente arqueado ajuda e muito a esse nível.

Por isso, é de esperar duas opções motrizes: um motor traseiro com 210 kW (286 cv) e dois motores, um por eixo, totalizando 250 kW (340 cv). A alimentar o motor ou motores elétricos teremos duas baterias à escolha: uma com química LFP (fosfato de ferro-lítio) com 77 kWh e outra com química NMC (níquel, manganês e cobalto) com 79 kWh.

Quando chega?

Como foi referido acima, a revelação do novo «SUV-coupé» está prevista para o próximo dia 10 de julho e a produção arrancará alguns meses depois. A chegada ao mercado deverá acontecer ainda este ano.

Ao contrário do Explorer, que viu o início de produção adiado por mais de meio ano, o mesmo não deverá acontecer com o suposto Capri. Recordamos que o atraso do Explorer foi justificado pela entrada do novo regulamento europeu para as baterias dos veículos elétricos.