O título talvez seja exagerado mas justifica-se. A Hyundai está a proceder às ultimas afinações naquele que deverá apelidado de IONIQ 5 N.
Justifica-se porque aos comandos deste projeto, que será revelado no Festival de Goodwood 2023, encontramos Albert Biermann, o responsável máximo da divisão N da Hyundai desde 2017 e o «pai» de todos os modelos M Performance da BMW durante mais de 20 anos.
Um elétrico desportivo
Para muitos é um conceito que não liga muito bem: elétrico e desportivo. Um dos motivos prende-se com o elevado peso das baterias que influencia de forma determinante a resposta do chassis. Mas é precisamente nesse aspeto, o da resposta do chassis, que a divisão N mais está a trabalhar.
Para já, apenas o podemos ver camuflado. Mas há coisas que nem a camuflagem consegue esconder, nomeadamente todas as alterações efetuadas pela equipa de Albert Biermann ao nível da suspensão.
Estas imagens recolhidas no mítico Nürburgring Nordschleife — a.k.a “inferno verde” —, mostram um Hyundai IONIQ 5 N mais baixo, mais largo e com mais borracha que as versões «normais» deste 100% elétrico.
Muita potência
Ainda não são conhecidas as especificações técnicas finais, mas este modelo deverá oferecer uma potência em torno dos 600 cv — recordamos que o «irmão» Kia EV6 GT oferece 585 cv de potência.
A Razão Automóvel sabe que a base técnica será a mesma do EV6 GT, mas para este IONIQ 5 N a Hyundai guardou alguns trunfos.
Este elétrico desportivo terá uma suspensão mais desportiva e uma afinação específica do motor elétrico traseiro que vai simular um autoblocante mecânico e permitir derivas de traseira mais controladas.
Ao nível da suspensão dianteira, a equipa de Albert Biermann também investiu muitas horas para melhorar o feedback e a aderência deste eixo em condução mais aplicada. Uma vez que não dá para reduzir o peso (devido às baterias) a única opção é tentar dissimulá-lo por via da afinação dos componentes elásticos.
Fingir para agradar
Quanto à experiência de condução, não há motor de combustão para animar os nossos sentidos. Por isso a divisão N está a trabalhar em sons alternativos. Um deles será o do Hyundai i30 N, outro poderá ser o do i20 N que alinha no Mundial de Ralis (WRC).
Todas as dúvidas serão dissipadas brevemente no Festival de Goodwood, onde este modelo será revelado, já no próximo dia 13 de julho.
Sem comentários
Hyundai faz últimas afinações no elétrico que todos vão querer conduzir
Ainda não há nome oficial, mas podemos chamá-lo de Hyundai IONIQ 5 N. Será o primeiro de uma fornada de elétricos da divisão N da Hyundai.
Consulte, antes de comentar, a informação legal e os nossos termos e condições aqui
Este artigo ainda não tem comentários.
Seja o primeiro a partilhar uma opinião.