Notícias Este deverá ser o primeiro elétrico da Kia por menos de 25 mil euros

Fotos-espia

Este deverá ser o primeiro elétrico da Kia por menos de 25 mil euros

Feito na Europa para os europeus é o mote do futuro Kia EV2 que passará a ser o elétrico mais compacto e barato da marca.

fotos-espia Kia EV2, frente 3/4
© Razão Automóvel

Temos classificado o Kia EV3 como o elétrico mais compacto e barato da Kia, mas não vamos poder fazê-lo mais. Esse título será entregue ao Kia EV2, que se estreou nos «apanhados» das fotos-espia.

Apesar do cenário sombrio das vendas de elétricos na Europa, a Kia não se deixa intimidar: a família EV continua a crescer de forma rápida e decidida. A chegada do EV3 a Portugal está iminente e agora temos um primeiro vislumbre daquele que será — até notícia em contrário — o elétrico mais compacto e barato da Kia.

fotos-espia Kia EV2, traseira 3/4
© Razão Automóvel

Ambição: menos de 25 mil euros

O termo “barato” equivale a apontar à barreira psicológica dos 25 mil euros, que é o patamar de preço que mais modelos 100% elétricos parece estar a atrair no próximo par de anos.

Já são conhecidos vários modelos que estão posicionados ou querem posicionar-se neste patamar ou abaixo: Renault 5, Citroën ë-C3, FIAT Grande Panda, Skoda Epiq e Volkswagen ID.2.

Falta ainda referir outro, o Hyundai Inster, com o qual o EV2 tem um elevado grau de parentesco e a mesma ambição de ficar abaixo dos 25 mil euros. O Inster impressionou quando o conduzimos na Alemanha, sobretudo pelo interior de «carro grande»:

Se a Hyundai conseguir colocar o Inster abaixo dos 25 mil euros, a Kia também o deverá conseguir e até poderá ser mais fácil.

Isto porque o Inster será produzido na Coreia do Sul e exportado para a Europa, enquanto o EV2 será produzido em solo europeu, na Eslováquia, onde a Kia já produz o Ceed e o Sportage. Será o primeiro 100% elétrico da marca a ser produzido no «velho continente”, o que também revela o principal mercado a que se destina.

O que esperar?

Nas fotos-espia o EV2 surge com uma camuflagem densa, que não deixa ver praticamente nenhum detalhe.

No entanto, conseguimos perceber que as proporções não diferem quase nada do «primo» da Hyundai. Tal como este, será um citadino com genes de crossover e dimensões que o colocam algures a meio entre o segmento A (citadinos) e o segmento B (utilitários).

Da mesma forma que é fácil distinguir entre os relacionados Hyundai i10 e Kia Picanto, também deverá acontecer o mesmo entre o EV2 e o Inster, obedecendo aos cânones da linguagem da Kia “Opostos Unidos”. Para terem uma ideia mais clara de como poderá ser o EV2, olhem para os EV9 e EV3. Não deverá fugir muito destes, só que num formato mais compacto.

A proximidade com o Inster também dá-nos pistas concretas sobre as futuras especificações. Ao contrário dos outros EV da Kia, a plataforma do EV2 (e do Inster) não é específica para elétricos, sendo uma adaptação da base do i10 e Picanto.

O Inster apresenta-se com duas baterias — 42 kWh e 49 kWh —, associados a dois patamares de potência, de 97 cv e 115 cv, respetivamente. Tudo indica que o futuro Kia EV2 adotará as mesmas especificações, pelo que é de esperar uma autonomia entre pouco mais de 300 km para a bateria menor e 355 km para a bateria maior.

fotos-espia Kia EV2, frente
© Razão Automóvel

Outras características esperadas são funcionalidades como o carregamento bidirecional e um arsenal tecnológico, especialmente em conectividade e assistentes à condução, mais habituais de encontrar em segmentos superiores.

Quando chega?

Ainda vamos ter de esperar mais de um ano pelo lançamento do Kia EV2. O início de produção está agendado para 2025, mas as primeiras entregas estão apenas previstas para 2026, de acordo com declarações do diretor-executivo da Kia, Song Hu-sung.