Notícias O Mercedes-Benz CLA que faltava já está a caminho

Fotos-espia

O Mercedes-Benz CLA que faltava já está a caminho

A Shooting Brake é a versão que falta ao novo Mercedes-Bens CLA e já foi apanhada durante os testes dinâmicos. Tudo o que já sabemos.

A nova geração do Mercedes-Benz CLA foi apresentado no mês passado e marca uma revolução no construtor alemão. Além de passar a ser o degrau de acesso à gama — o Classe A e o Classe B vão ser descontinuados —, estreia tecnologias que outrora era uma responsabilidade do porta-estandarte Classe S.

Até agora, ainda só foi apresentado o CLA coupé — já o vimos ao vivo —, mas já foi confirmado que será acompanhado da variante Shooting Brake (carrinha), que já foi «apanhada» em testes. A presença de pouca camuflagem no protótipo denuncia que a revelação não deverá estar longe.

O que já sabemos?

Da mesma forma que o CLA Coupé segue a receita do antecessor, também o mesmo vai acontecer com o novo Mercedes-Benz CLA Shooting Brake. A silhueta revela uma carrinha com uma linha de tejadilho arqueada, tentando combinar as formas de um coupé com as de uma carrinha.

De resto, não deverá diferir do coupé nos detalhes, como por exemplo, os grupos óticos dianteiros e traseiros a integrar a estrela que serve de símbolo da marca, ou a barra luminosa a unir os faróis dianteiros.

O interior, apesar de não ter sido visto, deverá ser precisamente igual ao que vimos no «irmão» coupé, que estreou o novo sistema operativo do construtor (MB.OS) e serve de base à nova geração do MBUX, o sistema de infoentretenimento.

O interior do Mercedes-Benz CLA coupé destaca-se pelo tabliê, que pode integrar até três ecrãs.

Este, foi também otimizado com o auxílio da Inteligência Artificial e, no caso do infoentretenimento, até temos acesso a dois sistemas: Chat GPT e Google Gemini.

Opções motrizes

Debaixo da carroçaria também já sabemos também com o que contar. Acreditando que partilharão tudo, o CLA Shooting Brake apresentar-se-á com as mesmas opções elétricas e híbridas do coupé.

Do lado 100% elétrico, as versões 250+ e 350+ 4MATIC diferem, essencialmente, pela primeira integrar apenas um motor elétrico com 200 kW (272 cv) no eixo traseiro e a segunda, dois motores (um por eixo), para uma potência total de 260 kW (354 cv).

A capacidade das duas baterias também será a mesma em ambas as versões: 58 kWh e 85,5 kWh. com química LFP e NMC, respetivamente. Se no CLA Coupé, a Mercedes-Benz diz que será possível percorrer até 792 km (ciclo WLTP) com uma carga (com a bateria maior), o mesmo não deverá ser verdade no CLA Shooting Brake.

A carroçaria da carrinha não será capaz de oferecer um nível de resistência aerodinâmica tão baixo, o que vai influenciar a autonomia, que deverá ser um pouco inferior.

Quanto à versão mild-hybrid, a carrinha alemã vai estrear um novo motor a gasolina com 1,5 l, fornecido pela Horse, a joint venture entre a Renault e a Geely para motores de combustão e motorizações híbridas. A marca de Estugarda promete consumos de Diesel para esta motorização a gasolina «suavemente» eletrificada.

Motor gasolina Mercedes-Benz CLA
© Mercedes-Benz Motor 1,5 l mild-hybrid (M 252)

Quando chega?

Ao contrário do coupé, que chega em setembro, o Mercedes-Benz CLA Shooting Brake deverá ser revelado no final do verão — a apresentação pública deverá acontecer no Salão de Munique, que abre as portas a 9 de setembro.

A sua chegada ao mercado, no entanto, só deve acontecer no início de 2026.