Notícias Futuro Mercedes-Benz GLB não será só elétrico. Foi “apanhado” a abastecer

Fotos-espia

Futuro Mercedes-Benz GLB não será só elétrico. Foi “apanhado” a abastecer

Tal como anunciado para o CLA, a próxima geração do Mercedes-Benz GLB terá motorizações a gasolina e 100% elétricas.

Mercedes-Benz GLB - Fotos-espia - 3/4 de frente
© Razão Automóvel

A próxima geração do Mercedes-Benz GLB já anda em testes dinâmicos e apesar dos esforços em disfarçá-lo com autocolantes que parecem imitar as óticas do último Smart Fortwo, é incapaz de esconder as suas dimensões ou silhueta.

A nova geração parece manter a carroçaria mais «quadrada» do GLB atual — apesar de parecer estar mais arredondado —, o que traz vantagens em espaço no habitáculo para passageiros e bagagem. Tal como o atual, prevê-se que conte com três filas de assentos e sete lugares.

O interior está ainda mais «escondido» que o exterior, mas a bordo do Mercedes-Benz GLB já são visíveis os habituais ecrãs horizontais para o infoentretenimento e para a instrumentação.

O que já sabemos?

O facto de ter sido descoberto a abastecer num posto de combustível prova que vão continuar a existir Mercedes-Benz GLB com motores de combustão.

Ao partilhar a base técnica com o futuro CLA, o novo GLB deverá partilhar com este as mesmas motorizações, nomeadamente o sistema mild-hybrid 48 V, que inclui o novo motor a gasolina (M 252), com 1,5 l de capacidade e turbo.

Para este, estão previstos, para já, três patamares de potência — 100 kW (136 cv), 120 kW (163 cv) e 140 kW (190 cv) —, mas também configurações que incluem tração dianteira ou integral.

Mas, como já acontece hoje, o GLB terá uma variante 100% elétrica. Se hoje essa variante tem nome próprio — EQB —, é quase certo que essa designação vai desaparecer com a próxima geração e será adotará a da versão a combustão, GLB.

Mercedes-Benz GLB chega em…

Tudo indica que a apresentação do novo Mercedes-Benz GLB possa acontecer ainda no final deste ano. Se não, acontecerá no início de 2026.

Este ano de 2025 a Mercedes-Benz promete ter todas as atenções concentradas no novo CLA, que vai estrear a plataforma MMA, uma cadeia cinemática elétrica mais eficiente e o já mencionado motor a gasolina.

E sabendo os detalhes do novo CLA saberemos também muito do que será o futuro GLB.

Sabe esta resposta?
Que motorização chegou a estar prevista para o Mercedes-Benz Classe S (W140), mas nunca foi produzida?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

V12 não basta. Havia planos para um Classe S W140 com um colossal W18