Notícias Renault Clio 2026. Nova geração poderá ser exclusivamente híbrida

Fotos-espia

Renault Clio 2026. Nova geração poderá ser exclusivamente híbrida

A próxima geração do Renault Clio já tem os seus protótipos em estrada, para testes dinâmicos. Mas a camuflagem ainda não deixa ver muito.

© Razão Automóvel

Na Renault, a categoria dos utilitários parece estar mais preenchida que nunca. Depois de termos conhecido os novos Renault 5 e 4, ambos elétricos, houve quem questionasse se voltaria a existir uma nova geração do Clio.

A chegada destas últimas fotos-espia confirma que a sexta geração vai dar continuidade aos 35 anos de história do conhecido modelo francês.

Não nos podemos esquecer que os dois novos «rebentos» de visual retro são totalmente elétricos, mas ainda há espaço — e tempo — na oferta da marca francesa para um Renault Clio com motores de combustão.

No entanto, à luz das metas de redução das emissões de CO2 europeias previstas para 2025, o novo Renault Clio poderá ser lançado exclusivamente como híbrido. O que deixa de fora as motorizações só a gasolina ou bi-fuel (GPL), de preços mais acessíveis.

A motorização híbrida deverá ser uma evolução da atual E-Tech Full Hybrid que entrega, no Clio ainda em comercialização, 145 cv e consumos de 4,2 l/100 km (ciclo combinado WLTP). Poderá ser acompanhada por outras, como as usadas pelo Austral (motor com 1,2 l) ou a nova estreada pelo Dacia Bigster (motor com 1,8 l).

Além disto, o ex-diretor técnico da Renault, Gilles Le Borgne, em declarações ao Auto Express o ano passado, tinha deixado no ar a possibilidade de haver um Clio 100% elétrico. Só que já sabemos que a sexta geração do Clio vai assentar sobre uma evolução da plataforma CMF-B, usada pelo Clio atual.

A CMF-B, concebida para motorizações a combustão e híbridas, é tecnicamente próxima com a plataforma CMF-BEV, dedicada a elétricos, que serve os novos Renault 5 e 4. As duas plataformas partilham aproximadamente 60% dos componentes.

Por isso, ainda de acordo com Le Borgne, a viabilidade industrial de uma possível adaptação poderá ser mais fácil do que à primeira vista parece. A luz verde para tal decisão deverá depender (e muito) da evolução do mercado de elétricos nos próximos anos na Europa que, este ano, está a ser negativa. 

Muito bem disfarçado

Visualmente, a quantidade de camuflagem utilizada não esconde que o protótipo do próximo Renault Clio ainda esteja numa fase inicial de desenvolvimento. Tanto a saída de escape lateral como os elementos mecânicos instalados no para-choques dianteiros provam esse ponto.

Ainda assim, mesmo muito disfarçado, já é possível ver que o sistema de iluminação terá um desenho completamente diferente, tanto na dianteira como na traseira. O desenho da tampa da bagageira também revela um arco bem delineado e na lateral percebemos que os puxadores das portas traseiras se mantêm embutidos no desenho do pilar traseiro.

Renault Clio 2025 - traseira
© Razão Automóvel

De resto, o protótipo de testes não deixa perceber muito mais detalhes. Na secção dianteira, por exemplo, a grelha mostra um padrão de losangos, tal como o logótipo da marca francesa, mas num contexto estranho e bem disfarçado. Por um lado, parece que faltam por ali alguns componentes, por outro, ficamos com a ideia de que existem peças adicionais sob a camuflagem apenas para baralhar os mais curiosos.

Quando chega?

Ainda estamos longe de conhecer uma data concreta para o lançamento da sexta geração do Renault Clio.

Tudo aponta para que seja revelado nos últimos meses de 2025, com uma eventual chegada ao mercado no início de 2026.