Notícias Interior do novo Honda Prelude não esconde as suas origens

Antevisão

Interior do novo Honda Prelude não esconde as suas origens

A Honda aproveitou o GP do Japão de Fórmula 1 para revelar mais detalhes sobre o novo Prelude, um verdadeiro coupé que promete chegar em 2026.

Honda Prelude 2025 - 3/4 de frente
© Honda

A nova geração do Honda Prelude é uma das grandes promessas da marca nipónica com chegada ao mercado prevista, na Europa, para 2026. Depois da sua primeira aparição no final de 2023, surgem agora novos detalhes sobre este coupé com um nome histórico na Honda.

Posicionado como uma alternativa coupé de três portas ao mais familiar Civic, este novo modelo vai partilhar bastantes componentes com ele.

A base técnica será uma versão melhorada da do Civic, com uma distância entre eixos mais curta, vias mais largas e uma rigidez estrutural superior, a par de uma redução de peso. Tudo a pensar numa dinâmica mais apurada.

A motorização será híbrida, combinando os préstimos de um motor de quatro cilindros e 2,0 l a gasolina (que serve, sobretudo, de gerador) com dois motores elétricos, exatamente o mesmo usado no Civic. Não temos ainda os números finais, mas presume-se que terá os mesmos 135 kW (184 cv) e 315 Nm — entregues pelo motor elétrico — do Civic.

A tração será dianteira e, apesar de não ter uma transmissão tradicional (relação fixa, como num elétrico), haverá uma «caixa de velocidades» simulada por software, capaz de replicar diferentes relações para dar mais envolvimento ao condutor — à imagem do que vimos no Hyundai IONIQ 5 N.

Dependendo do modo de condução selecionado, a intensidade sonora varia, criando um ambiente mais envolvente. O seletor da «caixa» tradicional deu lugar a um conjunto de botões na consola central, mas continuam a existir hastes no volante para simular as passagens de caixa com a correspondente subida e descida de rotações do motor de combustão. Apesar de, na maior parte dos cenários, ser o motor elétrico o único ligado às rodas.

Aliás, as justificações da Honda para muitas das decisões tomadas no desenvolvimento do novo Prelude, relacionam-se com o acentuar da experiência e do prazer de condução — algo que tem andado meio desaparecido. O sistema chama-se Honda S+ Shift e já nos debruçámos sobre o seu funcionamento antes. Fique a conhecê-lo em mais detalhe:

Honda Prelude, frente 3/4
Antevisão

Honda Prelude não tem caixa de velocidades mas vai ter passagens de caixa

A nova geração do Honda Prelude vai estar equipada com um sistema híbrido, mas a marca quer uma experiência de condução mais envolvente.

André Mendes

Lembra-se do Honda CR-Z?

Por dentro, o design do habitáculo será também muito semelhante ao do Civic, especialmente à secção que envolve o painel de instrumentos. Partilha ainda o ecrã tátil, mas as saídas de ventilação deixam de estar integradas numa faixa horizontal a toda a largura do tabliê. A consola central é única, que integra os comandos da transmissão e também a função “S+”.

A configuração dos bancos do Honda Prelude será ao estilo 2+2, mas com uns traseiros que entram na categoria “só em caso de emergência”. Lembra-se do Honda CR-Z? Pois… será algo desse género. Mais útil como extensão da bagageira do que propriamente para levar pessoas.

Já os assentos dianteiros foram pensados para funções diferentes: o do condutor oferece maior apoio lateral para quando o ritmo aumenta, enquanto o do passageiro aposta no conforto, com um acolchoamento mais generoso.

Por fim, sendo um coupé de três portas, o acesso ao interior é sempre um tema sensível. A Honda promete ter trabalhado no desenho das soleiras das portas para evitar tropeções ou pontapés desnecessários — ninguém quer que o primeiro contacto com um desportivo traga más recordações devido a um encontrão mal calculado.