Notícias Novo Honda Prelude já tem data para chegar à Europa

Oficial

Novo Honda Prelude já tem data para chegar à Europa

A sexta geração do Honda Prelude vai reforçar a aposta da marca nos modelos híbridos, mas ainda vai demorar a chegar ao mercado europeu.

Honda Prelude perfil
© Honda

Afinal, ainda vai ser preciso esperar mais de um ano para termos o novo Honda Prelude na Europa. O construtor japonês anunciou que só estará disponível no mercado europeu no primeiro semestre de 2026.

O regresso do coupé, agora com motorização híbrida, vai estrear também a tecnologia Honda S+ Shift, desenvolvida para simular passagens de caixa de velocidades, com o objetivo de oferecer uma experiência de condução mais dinâmica.

Honda Prelude
© Honda O novo Honda Prelude vai chegar à Europa no primeiro semestre de 2026.

Será uma tecnologia em tudo semelhante ao que já testámos, por exemplo, no Hyundai IONIQ 5 N, ainda que no caso do Prelude haja um motor de combustão envolvido, que sobe e desde de rotação de acordo com a «relação engrenada».

A imprensa japonesa já teve oportunidade de conduzir um protótipo de testes do novo Prelude e já testou as passagens de caixa simuladas. Ora vejam:

Um híbrido-elétrico

Além da tecnologia S+ Shift, importa olhar para o próprio sistema híbrido do futuro Prelude, cujo funcionamento está mais próximo do de um carro elétrico.

As responsabilidades de tração ficarão a cargo, a larga maioria das vezes, do motor elétrico, que enviará todo o seu binário ao eixo dianteiro.

Tal como sempre acontece no sistema híbrido e:HEV da Honda, o motor de combustão funciona quase sempre como gerador de energia e só é «ligado» ao eixo motriz em cenários muito específicos, tais como em autoestrada ou a velocidades mais elevadas. Ora veja:

História e evolução tecnológica do Prelude

Lançado originalmente em 1978, o Prelude foi produzido durante cinco gerações, até 2001, posicionando-se como um coupé que destacava a engenharia avançada da marca.

Nunca foi o mais desportivo, mas sempre desempenhou um papel relevante na história da Honda como demonstrador tecnológico. Um dos marcos foi a introdução do sistema de direção com quatro rodas ativas (4WS) ainda na década de 80, que trouxe uma abordagem inovadora para a condução desportiva.

Honda Prelude traseira
© Honda

A nova geração continuará a carregar esse testemunho, alinhando-o com a estratégia de eletrificação da marca nipónica, através da nova tecnologia Honda S+ Shift e talvez mais segredos que ainda não foram revelados.

25 anos de experiência em híbridos

O anúncio do novo Prelude coincide com o 25.º aniversário do Insight, que, em 1999, se tornou o primeiro modelo híbrido produzido em série a ser vendido na Europa — a primeira geração do Toyota Prius, lançada em 1997, não foi vendida no «velho continente».

A NÃO PERDER: Está prestes a nascer o terceiro maior grupo automóvel do mundo

Desde então, a Honda tem apostado em soluções híbridas e tem liderado (a par de marcas como a Toyota) o desenvolvido da tecnologia híbrida, que junta grupos motopropulsores a gasolina e conjuntos elétricos.

Prova disso é o facto de, atualmente, a gama principal de automóveis da Honda já ser totalmente eletrificada, com modelos como o Jazz, Civic e CR-V, todos equipados com a tecnologia e:HEV.