Notícias Revolução. Este é o primeiro modelo da nova Jaguar

Antevisão

Revolução. Este é o primeiro modelo da nova Jaguar

A nova Jaguar será mais elitista e, olhando para estas imagens oficiais do seu primeiro modelo — um GT de quatro portas —, será muito mais radical.

Jaguar GT camuflado, estrada, frente 3/4
© Jaguar

Revolução é a única palavra que descreve o que se está a passar na Jaguar. Começou com uma verdadeira razia na gama: os XE, XF e F-Type deixaram de ser produzidos; os E-Pace e I-Pace deixarão de o ser no final do ano; e apenas o F-Pace continuará a ser produzido em 2025, para mercados específicos.

Curiosamente, entre esses mercados não está o Reino Unido, o país de origem da marca. Sim, até chegar o primeiro modelo da nova era em 2026, não se vão vender Jaguar novos em terras de sua majestade (!).

Estas medidas drásticas fazem parte do plano Reimagine que vão transformar a Jaguar numa marca 100% elétrica, mas também mais elitista. Para trás ficaram os planos — de décadas —, de perseguir volumes e os premium alemães. Para a frente, a ambição é elevar a marca a um patamar equivalente de uma Bentley.

O início da revolução já começou. A Jaguar divulgou há poucos dias as «fotos-espia» oficiais daquele que será o seu primeiro modelo, um GT elétrico de quatro portas; hoje revelou um novo logótipo e imagem corporativa; e no próximo dia 2 de dezembro, iremos conhecer o protótipo que antecipa esta revolução.

Proporções dramáticas

“A cópia de nada” era a filosofia que guiava o fundador da marca, Sir William Lyons. Gerry McGovern, o diretor criativo da JLR, parece levar a sério e muito essas palavras. Reparem bem nas proporções do futuro GT de quatro portas que podem ver nas imagens.

Jaguar GT camuflado, estrada, perfil
© Jaguar Relativamente baixo, capô longo, habitáculo recuado e janelas baixas, distância entre-eixos longa e rodas enormes dão ao futuro Jaguar proporções dramáticas.

Apesar de estar totalmente camuflado, conseguimos ver um conjunto de proporções únicas e dramáticas e não parece herdar nenhum elemento estilistico daquilo que define visualmente a Jaguar hoje.

Não se deixem enganar pelo longo capô do protótipo de testes — não há nenhum bloco V8 debaixo deste. O novo GT de quatro portas da Jaguar será exclusivamente elétrico e assentará sobre uma nova plataforma dedicada: JEA ou Jaguar Electrified Architecture.

Jaguar GT camuflado, estrada, frente 3/4
© Jaguar

A «grelha» dianteira do protótipo é só para enganar o observador mais incauto. Os novos elementos de branding da marca também deixam adivinhar que a face deste GT não deverá ter nada em comum com os Jaguar que conhecemos.

Não só teremos uma nova assinatura luminosa, como deverá ostentar um novo elemento que vai definir os Jaguar do futuro chamado de ‘Strike Through’. Este consiste num elemento gráfico composto por 16 linhas horizontais, interrompidas em partes específicas para gerar a silhueta de um jaguar a saltar (leaping cat).

‘Strike Through’. Aqui poderá estar uma das partes mais importantes da identidade dos novos Jaguar.

De resto pouco mais se sabe sobre este Jaguar GT elétrico de quatro portas. Há cerca de 18 meses, em declarações à Autocar, os responsáveis da marca disseram que este iria ser o Jaguar mais potente de sempre, o que significa que terá obrigatoriamente mais de 600 cv.

Não sabemos quantos motores terá, nem a capacidade da bateria, mas também na mesma altura foi avançada uma autonomia de 430 milhas (692 km). E será capaz de carregar o equivalente a 200 milhas de autonomia (322 km) em menos de 15 minutos.

Por fim, fazendo jus ao posicionamento mais elevado esperado, foi também dito que os preços começariam nas 100 mil libras no Reino Unido, o mesmo que aproximadamente 120 mil euros (à taxa de câmbio atual).

GT diferente do XJ

Coincidência ou não, agora que conhecemos as primeiras imagens do primeiro modelo da nova Jaguar, surgiu uma única imagem do sucessor do XJ, projeto que foi cancelado em 2021. Isto apesar de o seu desenvolvimento ter ficado concluído, não faltando muito tempo para o seu lançamento.

Tal como o futuro GT, o sucessor do XJ — nome de código X360 — iria ser exclusivamente elétrico, mas como podemos ver, visualmente tem pouco a ver com a nova proposta.

Do que a imagem deixa ver, o XJ elétrico, apesar das proporções similares — capô longo e habitáculo recuado —, recorre a linhas mais fluídas, superfícies mais suaves e é definido por uma linha de tejadilho arqueada. A frente evolui os temas vistos no I-Pace, o primeiro elétrico da Jaguar.

Na altura a decisão de cancelar um projeto que estava concluído deixou a imprensa e analistas perplexos — os custos de desenvolvimento dificilmente seriam recuperados. Mas a decisão tomada pelo então (ainda recente) diretor-executivo da JLR, Thierry Bolloré, foi justificada após uma avaliação tecnológica do modelo face às mudanças sísmicas que ocorriam (e ocorrem) na indústria automóvel.

A conclusão a que a Jaguar chegou foi a de que o sucessor do XJ não encaixava na visão reimaginada da marca.

Quando chega?

Depois destas «fotos-espias» oficiais da Jaguar, teremos uma visão mais desobstruída do que esperar já no próximo dia 2 de dezembro de 2024. Será revelado o Design Vision Concept na Miami Art Week, que antecipa o primeiro modelo desta nova Jaguar reimaginada.

Este Jaguar GT de quatro portas será o primeiro de três modelos, com o segundo a ser um SUV — provavelmente com três filas de bancos —, enquanto o terceiro ainda é um mistério. O novo posicionamento também irá refletir-se nos volumes de produção anual: 50 mil unidades distribuídos pelos três modelos.