Notícias Kia elétrico de 20 mil euros a caminho? Tudo indica que sim

Antevisão

Kia elétrico de 20 mil euros a caminho? Tudo indica que sim

A família de modelos elétricos da Kia poderá aumentar com um novo EV1. Sem certezas, este poderá chegar em 2027 por cerca de 20 mil euros.

Kia Picanto na estrada, frente 3/4
© Kia

A Kia está a manter o pé no acelerador no que respeita aos automóveis elétricos. De uma assentada, mostrou três novidades 100% elétricas no evento Kia EV Day: EV4, Concept EV2 e o comercial PV5. Mas não quer ficar por aqui.

Ho Sung Song, o presidente da Kia, revelou durante o evento a vontade de lançar um EV1. Nas suas palavras, a Kia “precisa mesmo” de um novo modelo elétrico de entrada na gama, estando já a estudar qual a melhor abordagem.

Tudo indica que a acontecer, este novo elétrico ficará mais ou menos alinhado com o atual Picanto em termos de posicionamento na gama. Podemos estar perante um futuro “primo” do recém-chegado Hyundai Inster.

O presidente da Kia deu ainda a entender que o preço deste eventual EV1 pudesse ficar em torno dos 25 mil euros, cerca de cinco mil euros abaixo do EV2, mas também cerca de cinco mil euros acima dos potenciais rivais europeus: Renault Twingo e Volkswagen ID.1.

Ho Sung Song justifica a diferença de preço, afirmando que um preço de venda de 20 mil euros não será possível nos próximos dois anos. Coincidência ou não, a data de chegada deste novo EV1 está prevista para o ano 2027.

Nessa altura, o Renault Twingo já estará em comercialização há um ano e o Volkswagen ID.1 estará a chegar ao mercado. Por isso, é de esperar que, quando e se chegar ao mercado, o EV1 possa ter um preço mais competitivo.

Objetivo: vender, vender, vender

Os números de vendas dos elétricos da Kia não têm parado de aumentar: em 2024 cresceram 10,2% para as 201 mil unidades e a ambição é crescerem muito mais.

A Kia comprometeu-se em fazer chegar a mobilidade elétrica a um público mais vasto e com o lançamento do EV3 o ano passado, o EV4 este ano, o EV2 para o próximo e (possivelmente) o EV1 em 2027, o construtor sul-coreano ficará com uma presença sólida nos segmentos mais baixos e populares do mercado.