Notícias Sucessor do Lamborghini Huracán não vai ter um motor V10 mas vai fazer 10 000 rpm

Antevisão

Sucessor do Lamborghini Huracán não vai ter um motor V10 mas vai fazer 10 000 rpm

O Lamborghini mais pequeno perdeu o motor V10 mas vai contar com um sistema híbrido que inclui um V8 biturbo capaz de «gritar» a 10 000 rpm!

Motor V8 Lamborghini
© Lamborghini

Tal como qualquer modelo mais especial de uma marca não menos especial, o sucessor do Lamborghini Huracán — nome de código 634 — está a ser revelado aos poucos.

No início deste mês, foi «descoberta» uma patente pela marca de Sant’Agata Bolognese para um logótipo que integra, ao que tudo indica, o nome do sucessor do Huracán: Temerario.

Se o nome ainda não foi confirmado oficialmente, já temos confirmação oficial sobre o motor que vai suceder ao V10 do Huracán: a Lamborghini acaba de revelar uma nova motorização híbrida plug-in que combina um V8 biturbo e três motores elétricos.

Motor V8 Lamborghini
© Lamborghini O novo V8 biturbo que vai equipar o sucessor do Huracán.

Por enquanto não se conhecem muitos detalhes, mas sabemos que o limitador deste V8 foi colocado nas 10 000 rpm (!) — contam-se pelos dedos de uma mão os motores (produção) naturalmente aspirados que atingiram ou atingem este patamar de rotações. Em motores turbocomprimidos de produção deve ser inédito.

Ainda que se trate de um 4.0 V8 biturbo, não tem nada a ver com o bloco do Grupo Volkswagen de capacidade e configuração idêntica, tal como o que equipa o Urus. Este novo bloco está a ser desenvolvido de raiz inteiramente pela marca italiana. Diferencia-se, desde logo, por recorrer a uma cambota plana e não cruzada, uma solução mais «amiga» das altas rotações.

Segundo os (poucos) valores disponíveis, a potência máxima do novo V8 biturbo da Lamborghini será de 800 cv, disponíveis entre as 9000 rpm e as 9750 rpm. Quanto ao binário, ascende aos 730 Nm, disponíveis de uma forma constante entre as 4000 rpm e as 7000 rpm.

O valor máximo de potência e binário, no entanto, não fica por aqui. Como referimos, trata-se de um sistema híbrido e o V8 biturbo será coadjuvado por três motores elétricos numa configuração idêntica à do Revuelto, com dois dos motores no eixo dianteiro.

O terceiro motor elétrico é de fluxo axial e estará instalado entre o motor e a caixa de velocidades de dupla embraiagem com oito relações, conseguindo produzir cerca de 150 cv e 300 Nm de binário. A potência máxima combinada não foi revelada, mas não devemos estar longe se apontarmos para um valor a norte dos 900 cv.

Quando chega?

O substituto do Lamborghini Huracán deverá ser apresentado no próximo mês de agosto. Ficará posicionado abaixo do Revuelto no que diz respeito aos modelos desportivos de apenas dois lugares da marca italiana.

Motor V8 Lamborghini
© Lamborghini

A data de chegada ao mercado ainda não está totalmente definida, mas deverá acontecer ainda antes do final do ano.