Notícias Lancia revelou primeira imagem do novo topo de gama. O que esperar?

Antevisão

Lancia revelou primeira imagem do novo topo de gama. O que esperar?

Só está previsto chegar em 2026, mas a Lancia não resistiu a mostrar os primeiros detalhes do Gamma, o seu futuro topo de gama.

Lancia Gamma traseira
© Lancia

O renascimento da Lancia continua a passos largos. Depois do novo Ypsilon, a chegada a novos mercados e até o regresso aos ralis, a marca italiana revelou a primeira imagem do próximo modelo a chegar ao mercado: o Gamma que será o topo de gama da marca.

A revelação aconteceu num evento no complexo de testes de Balocco, em Itália, onde a Lancia apresentava em detalhe o seu regresso aos ralis. Juntamente com a imagem, a marca anunciou que o Gamma chegará em 2026 e será produzido em Melfi, Itália.

Nesta primeira imagem do Gamma, podemos ver que segue a nova linguagem de estilo da marca, vista inicialmente no protótipo Pu+Ra e adaptada ao compacto Ypsilon, lançado no início deste ano. Contudo, a novidade está na repetição do motivo do cálice na traseira, que no Pu+Ra e no Ypsilon só está presente na dianteira.

Lancia Gamma, perfil
© Lancia O novo Gamma recupera o nome do topo de gama da Lancia que foi vendido entre 1976 e 1984. Desenhado pela Pininfarina, estava disponível como berlina e coupé. Fizeram-se pouco mais de 22 mil unidades e seria substituído pelo muito mais bem sucedido Thema.

O que já sabemos?

O Lancia Gamma será um de cinco modelos que a Stellantis quer produzir nas suas instalações em Melfi, e serão todos tecnicamente próximos. Além do Gamma será produzido em Melfi o sucessor do DS 7, os futuros DS 8 (2025) e Opel Manta (2026) e uma nova geração do Jeep Compass (2025).

Tal como referimos no artigo relativo ao futuro DS 8 (acima), também o Gamma assentará na plataforma multi-energias STLA Medium do grupo, estreada pelo novo Peugeot 3008.

Foi há mais de dois anos que ficámos a conhecer os planos para um novo topo de gama para a Lancia e, na altura, era avançado que seria exclusivamente elétrico. Agora, poderá não ser bem assim.

O renascimento da Lancia assentava na premissa de lançar apenas modelos 100% elétricos a partir de 2026 e abandonar em definitivo os motores de combustão a partir de 2028. Face à evolução do mercado de elétricos, tudo indica que o Gamma poderá vir a ter uma motorização híbrida plug-in, perfeitamente compatível com a STLA Medium.

“O novo Lancia Gamma representa um marco na nossa jornada em direção ao futuro. Incorpora o compromisso da marca com a sustentabilidade e alto desempenho ao mesmo tempo que celebra a elegância inconfundível que tem definido a Lancia.”

Luca Napolitano, CEO da Lancia

Quando chega?

O Lancia Gamma vai começar a ser produzido em 2026, mas poderá não ficar disponível de imediato em todos os mercados europeus. A expansão da Lancia pela Europa continua a progredir, mas ainda falta chegar a muitos mercados, incluindo o português.