Notícias Nem parece elétrico mas este é o novo SUV a baterias da Mazda

Antevisão

Nem parece elétrico mas este é o novo SUV a baterias da Mazda

Depois da berlina 6e, a Mazda vai aumentar a sua gama 100% elétrica com o SUV CX-6e. A revelação final deverá acontecer perto do final do mês.

Mazda CX-60 dianteira 3/4
© Mazda

Pouco tempo depois do lançamento na Europa do Mazda 6e, a construtora japonesa reforça a aposta elétrica: vai lançar um SUV 100% elétrico, também fruto da joint venture com a Chongqing Changan Automobile, que deverá receber o nome de Mazda CX-6e.

A Mazda já revelou as imagens da versão chinesa, a primeira a chegar ao mercado, onde vai adotar o nome de Mazda EZ-60. Deverá ser oficialmente apresentado ao público no Salão de Xangai, no dia 23 de abril, avançou a Car News China.

O que já se sabe?

O Mazda CX-6e vai partilhar com o 6e (EZ-6 na China) a plataforma, o que significa que se trata da EPA1, desenvolvida pela parceira chinesa Changan. Isto significa que o CX-6e também foi desenvolvido a partir de um modelo existente, o SUV Deepal S07 — veja na galeria acima os dois modelos e compare.

No entanto, à primeira vista, a única semelhança com o S07 parece ser a volumetria geral. Para referência, o Deepal S07 mede 4,75 m de comprimento, 1,93 m de largura e 1,625 m de altura.

Os designers da Mazda, mais uma vez, fizeram um trabalho notável em diferenciar os dois modelos, tal como já tinha acontecido com a berlina 6e, que deriva diretamente do Deepal SL03. Comparando com os seus potenciais concorrentes, como o Tesla Model Y, o XPeng G6 ou mesmo o Audi Q6 e-tron, o SUV da Mazda parece ter, à partida, a vantagem estética.

Se terá a vantagem técnica, é outra questão. Por enquanto, não foram reveladas especificações, mas é de esperar que coincidam com as do Deepal S07. Na China, o S07 está equipado com apenas um motor elétrico no eixo traseiro com duas potências: 160 kW (218 cv) e 190 kW (258 cv).

Estes são alimentados por duas baterias de iões de lítio: LFP (Fosfato de ferro-lítio) de 68,8 kWh (autonomia de 520 km no ciclo chinês CLTC) e NMC (Níquel, Maganês, Cobalto) de 80 kWh (628 km CLTC). São exatamente as mesmas baterias que encontramos no Mazda 6e, que já se encontra à venda em Portugal.

Mazda 6e frente
Preços

Novo elétrico da Mazda já tem preços para Portugal

A espera terminou. O Mazda 6e, o mais recente elétrico da marca japonesa, já pode ser encomendado em Portugal. Conheça os preços da gama.

Mariana Teles

Quando chega?

Ainda não há data definida para a chegada do Mazda CX-6e ao mercado europeu. Porém, como mencionado acima este modelo deverá ser apresentado no Salão de Xangai no dia 23 de abril.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Mazda 323 GT-R?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

10 desportivos de que já ninguém se recorda
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

10 desportivos de que já ninguém se recorda