Notícias Mini Cooper JCW estreia-se em corrida antes de chegar à estrada

Antevisão

Mini Cooper JCW estreia-se em corrida antes de chegar à estrada

Ainda antes de ser apresentado, o Mini Cooper JCW vai fazer a sua estreia numa das provas de resistência mais exigentes do mundo.

MINI Cooper JCW 24h Nür - 3/4 de frente
© MINI

A nova geração do Mini Cooper a combustão — Cooper passa a ser o nome da versão de três portas —, já tem as primeiras versões em estrada.

Uma das designações mais desejadas, tal como já era nas gerações anteriores, é a que inclui a assinatura da John Cooper Works e que, por norma, é a mais desportiva. E já não falta muito para a conhecermos.

Ainda antes da sua apresentação oficial, vamos ver o novo Mini Cooper JCW participar nas exigentes 24 Horas de Nürburgring, que decorrem nos dois primeiros dias de junho.

Com a ajuda da equipa Bulldog Racing, sediada em Nürburg, um dos protótipos do novo Mini Cooper JCW recebeu alguns «ajustes», estando integrado na categoria SP 3T (até 2000 cm3 com turbo).

Confirma-se, assim, que o novo Mini Cooper JCW vai manter o 2,0 l turbo do antecessor. No entanto, ainda não há especificações finais. Especula-se apenas que poderá ter mais do que 231 cv de potência, como acontecia até agora.

Camuflagem que deixa ver tudo

As imagens divulgadas pela Mini mostram o Cooper JCW para a prova no “inferno verde”, mas sob a camuflagem está a nova opção mais desportiva da gama, que chegará ao mercado mais perto do outono.

A decoração deste exemplar é também curiosa, apostando na combinação de cores mais característica, vermelho e branco. Ao longe parece estranho, mas mais perto percebemos que é um padrão composto pelos traçados de alguns dos circuitos mais conhecidos do planeta.

Para os mais conhecedores, a presença do número “37” não será totalmente estranha. Foi este o número usado pelo Mini Cooper S em 1964, quando venceu Rallye de Monte Carlo.

Que componentes mudam?

O Mini Cooper JCW que vai correr estará praticamente igual às versões que vão sair da linha de produção. No entanto, a presença numa prova tão importante como as 24 Horas de Nürburgring tem algumas exigências.

Face à versão de estrada, este de corrida conta com a obrigatória célula de segurança no habitáculo, bem como os assentos de competição e um sistema de extinção de incêndio. Do lado direito da carroçaria, na janela, está um novo bocal de abastecimento de combustível.

De resto, estão presentes pneus de competição e um sistema de travagem da AP Racing, além de um sistema de escape que também difere do futuro modelo de produção.

Além disso, o Mini também inclui os sistemas de comunicação exigidos pela organização da prova, incluindo os visuais, uma vez que se trata de uma prova de 24 horas com muita condução noturna.