Notícias Mitsubishi Grandis vai regressar mas não da forma que imagina

Antevisão

Mitsubishi Grandis vai regressar mas não da forma que imagina

A Mitsubishi foi até ao seu arquivo e trouxe de volta um nome com mais de 20 anos: Grandis. Mas agora, não está destinado a um monovolume.

Mitsubishi Grandis - 3/4 de frente
© Mitsubishi

A Mitsubishi vai trazer de volta o nome Grandis. Mas agora, em vez de um monovolume de sete lugares, será um SUV destinado a “jovens famílias com um estilo de vida ativo”, tal como referido em comunicado.

O ponto pelo qual este novo Mitsubishi Grandis será conhecido, no entanto, será por ser mais um projeto de rebadge engineering com base num modelo da Renault, neste caso, o Symbioz.

Ou seja, o Mitsubishi Grandis será um parente muito próximo do atual ASX, mas com um habitáculo mais espaçoso e uma dose de versatilidade acrescida. Tudo graças a um comprimento com praticamente mais 20 cm.

A diferenciação do Grandis para o Symbioz não será, como será de prever, radical. Basta reparar nas diferenças existentes entre o ASX e o Captur, por exemplo. Na secção dianteira a Mitsubishi vai continuar a apostar na sua conhecida assinatura “Dynamic Shield” e na “Hexaguard Horizon” para a parte de trás.

No habitáculo, além do prometido espaço e versatilidade, está presente um sistema de infoentretenimento com os serviços do Google integrados. E no capítulo da tecnologia não vai faltar a grande maioria dos sistemas ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Conduto) dos modelos mais recentes da marca.

A escolha de motorizações vai incidir, sobretudo, nas versões híbridas, sejam através de sistemas mild-hybrid com uma arquitetura de 48 V ou híbridos convencionais (não plug-in) que conjugam um motor de combustão com um elétrico.

Quando chega

A revelação oficial do novo Mitsubishi Grandis está agendada para o próximo mês de julho, com a chegada ao mercado prevista para o final do outono. Mas não será a única novidade.

Guilherme Costa com Mitsubishi ASX 2024
Desde 24 690 euros

Primeiro teste ao Mitsubishi ASX 2024. Tudo o que precisam saber

7.5/10

O Mitsubishi ASX 2024 quer impor-se num dos segmentos mais concorridos do mercado. Não será fácil. Mas não lhe faltam argumentos, nem preço.

Guilherme Costa

O Mitsubishi Grandis é apenas um de dois novos SUV que a marca nipónica pretende apresentar ainda antes do final deste ano. O segundo ainda não tem nome, pelo que se aceitam apostas: Carisma, Galant, Lancer ou Outlander?

Gama de SUV da Mitsubishi em 2025
© Mitsubishi Além do Mitsubishi ASX, a marca nipónica vai apresentar um Grandis e um terceiro SUV, 100% elétrico.

Em contrapartida, já sabemos que será 100% elétrico e que, tal como o Grandis, também será construído na Europa pelo Grupo Renault.