Notícias Oficial. Nissan vai ter um Renault Twingo já em 2026

Antevisão

Oficial. Nissan vai ter um Renault Twingo já em 2026

O novo citadino da Nissan, com base no Renault Twingo, eleva para quatro o número de elétricos que vai lançar entre este ano e o próximo.

Renault Twingo E-Tech Electric Prototype - 3/4 de traseira
© Renault

Depois de alguns meses de especulação, agora é oficial: a Nissan vai lançar um citadino elétrico com base no futuro Renault Twingo.

A confirmação surgiu no âmbito da reorganização em curso da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi e marca um passo importante na renovação da gama elétrica da marca nipónica.

Segundo as informações divulgadas, este novo modelo deverá chegar ao mercado em 2026, sensivelmente um ano depois da chegada da nova geração do Nissan Micra. Este último será baseado no Renault 5 E-Tech e a Nissan já revelou as primeiras imagens:

O Twingo da Nissan ficará posicionado abaixo do Micra, no segmento A (citadinos). Irá, por isso, partilhar a plataforma AmpR Small (antes conhecida como CMF-BEV) já usada pelo Renault 5.

A produção será assegurada pela Renault, mas o design do novo modelo ficará a cargo da Nissan. Mas como vimos com o Micra, há a forte probabilidade de o desenho final não conseguir esconder o modelo que lhe serviu de base. Além do Twingo e deste citadino da Nissan também a Dacia terá um citadino elétrico a partir da mesma base que deverá tomar o lugar do Spring.

Este projeto surge como resposta à necessidade de reduzir custos e acelerar os tempos de desenvolvimento, numa altura em que marcas chinesas como a BYD ou a Leapmotor ameaçam dominar os segmentos de entrada. A partilha de plataformas e sinergias de produção torna-se essencial para viabilizar modelos com preços abaixo dos 20 mil euros.

Segundo o diretor-financeiro do Grupo Renault, Duncan Minto, o novo modelo da Nissan partilhará cerca de 80% das peças com o Twingo.

Este último contará com apenas 750 componentes no total, baterias LFP (fosfato de ferro-lítio) e uma arquitetura extremamente simplificada, que visa acelerar a produção e reduzir os custos de fabrico.

Novo fôlego para a Aliança

O local de produção previsto é a fábrica de Novo Mesto, na Eslovénia, reforçando a estratégia da Aliança em otimizar a utilização da capacidade instalada. O desenvolvimento está a cargo da divisão Ampere, com apoio de uma equipa de engenharia da China, ao abrigo do programa Leap 100, que pretende encurtar o ciclo de desenvolvimento para apenas 100 semanas.

© Nissan De uma assentada, a Nissan revelou três novidades: novas gerações para o Leaf e Micra (chegam em 2025) e um Juke 100% elétrico (chega em 2026). O novo citadino é a quarta novidade exclusivamente elétrica que a Nissan vai lançar até 2026.

Este novo citadino será uma peça-chave da nova estratégia da Nissan, como se pode ler em comunicado.

O construtor tem passado por tempos conturbados, desde a quebra muito acentuada de lucros, à tentativa falhada de uma fusão com a Honda e culminando, mais recentemente, com a entrada de um novo diretor-executivo, Ivan Espinosa.

Umas das ambições já avançadas por Espinosa é a de reduzir os tempos de desenvolvimento de novos modelos para apenas 30 meses e este novo citadino elétrico será um dos primeiros a beneficiar desta mudança.