Notícias O Porsche 911 eletrificado ainda não chegou mas já deu uma tareia no antecessor

Antevisão

O Porsche 911 eletrificado ainda não chegou mas já deu uma tareia no antecessor

Depois de mais de cinco milhões de quilómetros percorridos, o Porsche 911 híbrido está finalmente pronto para começar a ser produzido.

Porsche 911 Hybrid teste
© Porsche

O eterno Porsche 911 vai mesmo eletrificar-se. Depois de mais de cinco milhões de quilómetros testes, o novo 911 Hybrid está pronto para começar a ser produzido.

A primeira vez que a marca alemã falou de forma aberta na integração de um sistema híbrido na geração 992 do Porsche 911 foi em 2018. Desde então os rumores foram muitos sobre como seria essa eletrificação e quando aconteceria e agora chegam finalmente. Agora, chegam finalmente as confirmações.

O desenvolvimento dinâmico do primeiro 911 híbrido está concluído e a apresentação mundial já tem data marcada: 28 de maio.

Além de anunciar a conclusão (com sucesso) dos testes de estrada, cuja última fase aconteceu no calor abrasador do Dubai, a marca de Estugarda já avançou alguns detalhes acerca desta versão inédita, que promete níveis mais elevados de performance.

Pela primeira vez nos 61 anos de história do nosso ícone, vamos introduzir um sistema de propulsão híbrido num 911 de estrada. Este inovador sistema híbrido de performance torna o 911 ainda mais dinâmico.

Frank Moser, vice-presidente dos modelos 911 e 718 da Porsche

Que tempo fez no Nürburgring Nordschleife?

Para o comprovar, já o levou ao mítico Nürburgring Nordschleife, onde o 911 híbrido arrancou um tempo de 7min16,934s. Para efeitos de comparação, é mais de um segundo mais rápido que os 7min18,137s alcançados pelo M4 CSL, o mais radical e rápido dos BMW M no circuito alemão.

Talvez o dado mais curioso é o avançado pela Porsche, que diz que este registo é 8,7s mais rápido do que “a versão correspondente do modelo antecessor”. Que versão é essa? A Porsche não disse mas supomos que seja a versão GTS.

Porsche 911 Hybrid
© Porsche É uma das maiores incógnitas acerca do 911 Hybrid, uma vez que a Porsche ainda não especificou qual a versão do 911 que vai receber esta variante eletrificada.

O que a marca confirmou é que o 911 Hybrid que arrancou esta volta rápida no The Ring estava equipada “com pneus de estrada de série, bem como com o pacote aerodinâmico com uma asa traseira fixa que está disponível como opção há várias gerações e que proporciona mais downforce a altas velocidades”.

Porsche 911 Hybrid
© Porsche

Para Jörg Bergmeister, o piloto que estava ao volante deste 911 híbrido, não há dúvidas: “o novo 911 tornou-se consideravelmente mais rápido em circuito”, afirmou.

Temos mais tração, muito mais potência e a resposta imediata do sistema híbrido é a grande vantagem.

Jörg Bergmeister, piloto de testes da Porsche

Enquanto o dia 28 de maio não chega e não ficamos a conhecer todos os detalhes do primeiro Porsche 911 híbrido de estrada da história, podem sempre ver (ou rever) outro «canhão» da marca de Estugarda em ação em circuito, o novo Taycan Turbo GT:

Atualização a 14 de maio de 2024: a comparação com a melhor volta de outros modelos foi alterada para corresponder a um tempo oficial que corresponda à variante longa (20,832 km) do Nürburgring Nordschleife, que é, atualmente, a referência oficial para comparar tempos neste circuito.