Notícias Mercedes-AMG C 63 deverá ganhar alguns cilindros. O regresso do V8?

Rumores

Mercedes-AMG C 63 deverá ganhar alguns cilindros. O regresso do V8?

A substituição do motor V8 por um motor de quatro cilindros roubou a alma ao Mercedes-AMG C 63. Mas parece que as coisas vão mudar.

A performance comercial do novo Mercedes-AMG C 63 tem estado muito aquém dos seus antecessores e a «culpa» é, em parte, do motor que o equipa. Apesar de ser mais potente, perdeu metade do tamanho e dos cilindros — é agora um 2.0 de quatro cilindros associado a um sistema híbrido plug-in.

Embora o aumento de potência tenha sido bastante significativo — passou dos 510 cv para os 680 cv —, a «alma» ficou comprometida. Com a atualização que se avizinha, os engenheiros da Mercedes-AMG pretendem recuperar a essência deste modelo.

Mercedes-AMG C 63 S E Performance berlina e Station
© Mercedes-AMG Mercedes-AMG C 63 S E-Performance nos formatos Station (à esquerda) e Berlina (à direita).

Estás de volta, V8?

Infelizmente, ainda não é desta que vamos ver o V8 regressar, pelo menos no que diz respeito ao C 63. Segundo a marca, recolocar este motor num Classe C iria exigir mudanças estruturais significantes. Mas não desanime, porque a atualização que está a caminho não parece desiludir.

Para resolver o problema de «carisma» do C 63, a Mercedes-Benz deverá abandonar o motor 2,0 litros de quatro cilindros e substituí-lo por um mais interessante seis cilindros em linha, biturbo, com 3,0 litros, avançou a Autocar. Uma configuração semelhante aquela que encontramos no Mercedes-AMG E 53.

As mudanças não deverão ficar apenas pelo motor de combustão. O renovado C 63 deverá abdicar do motor elétrico traseiro e substituí-lo por um dianteiro, colocado entre o motor térmico e a transmissão automática de nove velocidades. Estima-se que esta modificação venha a reduzir a potência combinada do modelo, mas que, mesmo assim, não deverá ficar muito longe dos 680 cv atuais.

No entanto, se o C 63 se despediu definitivamente do motor V8, o mesmo não podemos dizer do futuro Mercedes-AMG CLE 63.

Tudo o que já sabemos: Mercedes-AMG CLE 63 poderá ter motor V8 por causa deste detalhe

Quando chega?

Ainda não há datas oficiais para a sua apresentação. De qualquer modo, a atual geração do Mercedes-Benz Classe C está em comercialização há mais de quatro anos, pelo que a sua renovação deverá acontecer no próximo ano.

Além disso, recorde-se que o Mercedes-AMG GLC 63 é, na prática, a versão SUV do Classe C, pelo que deverá também receber as mesmas modificações mecânicas.

Sabe esta resposta?
Que motorização chegou a estar prevista para o Mercedes-Benz Classe S (W140), mas nunca foi produzida?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

V12 não basta. Havia planos para um Classe S W140 com um colossal W18