Notícias Ferrari F40 poderá regressar mas não como imaginamos

Rumor

Ferrari F40 poderá regressar mas não como imaginamos

A Ferrari equaciona o próximo modelo da linha Icona Series e o rumor é que será uma homenagem a um dos Ferrari mais icónicos: o F40.

Ferrari F40 - frente
© Ferrari

Por enquanto, é apenas um rumor, mas fala-se na possibilidade de o próximo modelo da exclusiva série Icona da Ferrari ser uma homenagem ao mítico F40. Algo que deve animar todos os tifosi.

O Ferrari F40 é um dos ícones sagrados da marca de Maranello e o último projeto a ser aprovado diretamente pelo próprio Enzo Ferrari. Não é para mexer. É sagrado. Ainda que, neste caso, seja a própria marca a atrever-se revisitar esta lenda automóvel.

Uma abordagem moderna do Ferrari F40 pode quase parecer uma heresia — como exemplo, veja-se como foi controverso o ressuscitar do Lamborghini Countach —, mas a série Icona já provou que consegue equilibrar o passado e o futuro.

O rumor avançado pela Top Gear, que cita “fontes muito fiáveis”, eleva as expetativas para um futuro SP4 capaz de trazer para os nossos dias as linhas icónicas do F40, com uma boa dose de tecnologia moderna.

O que podemos esperar? Depois do frenesim mediático à volta do novo F80, nem sempre pelos melhores motivos — fosse pelo estilo, o motor V6 ou a falta de voz —, vamos presumir que a Ferrari não queira arriscar neste tributo ao F40.

A partir daqui só podemos especular. Sendo a Ferrari, é de esperar um aturado trabalho aerodinâmico e muita fibra de carbono. E que motor escolher? O F40 equipava um V8 biturbo, opção que a Ferrari tem hoje em catálogo. Não seria difícil imaginar herdar do SF90 a sua motorização, ainda que esta seja híbrida.

Só que a essência do Ferrari F40 é mesmo sobre ter o essencial e nada mais — basta olhar para o interior desprovido de tudo o que era supérfluo. É, fundamentalmente, um carro de corridas com chapa de matrícula — fará sentido adicionar o lastro da parte elétrica?

Ainda hoje, o F40 é apontado como uma das experiências de condução mais puras e analógicas de sempre para um modelo de Maranello. Uma experiência que será difícil de replicar.

Linha de modelos Icona da Ferrari

Até agora, a Ferrari não desiludiu com a linha de modelos Icona. Cada um deles tem sido um sucesso, tanto em design como performance e exclusividade, verdadeiros tributos à história da Ferrari.

Esta linha mais especial começou com os Monza SP1 e SP2, que nos mostrou um desenho inspirado nas máquinas que corriam nos anos 50 e 60, tinha como ponto de partida o 812 Superfast. O Daytona SP3, por sua vez, revisitou os protótipos de corrida dos anos 70, tendo o LaFerrari como parente mais próximo.

Não é descabido imaginar que o SP4 se inspire na década seguinte, ainda que focado num modelo específico como o Ferrari F40. Parece ser uma missão quase impossível combinar a essência desse supercarro icónico com todos os requisitos de um automóvel moderno.

Outra questão é, caso se confirme que o SP4 será um tributo ao F40, não haverá o risco de ofuscar o novo F80?

Fonte: Top Gear