Notícias Inédito Tesla Model Q por 35 mil euros. Realidade ou boato?

Rumores

Inédito Tesla Model Q por 35 mil euros. Realidade ou boato?

A Tesla vai ou não produzir um modelo mais compacto e mais barato? Tirando Elon Musk, ninguém sabe, mas um relatório do Deutsche Bank diz que sim.

Model 3 Performance - spoiler traseiro em carbono
© Tesla

Quando a marca em causa é a Tesla, os rumores ganham uma dimensão ainda maior do que é habitual. Os diz-que-diz, promessas, adiamentos e surpresas de Elon Musk já não surpreendem ninguém. Agora há um novo: o do Model Q.

Depois de o próprio Elon Musk ter descartado, durante a apresentação dos resultados da Tesla referentes ao terceiro trimestre de 2024, a hipótese de um modelo por 25 mil dólares, surge agora um novo rumor de um Tesla mais barato que o Model 3, que surgirá já em 2025.

“Ter um modelo de 25 mil dólares não faz sentido. É uma ideia absurda. Seria completamente contrário àquilo em que nós acreditamos”.

Elon Musk, CEO da Tesla
Tesla Cybercab - 3/4 de traseira
© Tesla Tesla Cybercab.

Do Model 2 (designação não confirmada) que já estava alegadamente em desenvolvimento, o único fruto parece ter sido mesmo o novo Cybercab, o robô-táxi, já apresentado, que recorre aos mesmos componentes.

Vem aí um Tesla Model Q?

O Model 2 parece estar, por isso, enterrado, mas no seu lugar poderemos ter um Model Q, designação que aparece num relatório do Deutsche Bank sobre a sua conferência Autonomous Driving Day, realizada no início deste mês.

Isto porque a conferência contou com a presença de Travis Axelrod, responsável da Tesla pelas relações com investidores, que revelou alguns segredos sobre o futuro do construtor, incluindo novos modelos que deverão ser lançados durante 2025.

O relatório do Deutsche Bank, que alguns jornalistas já tiveram acesso, como Becky Peterson do Wall Street Journal, não cita diretamente Axelrod, mas um dos tópicos de discussão nessa conferência foi precisamente um novo modelo da Tesla, que passaria a ser o seu modelo mais barato.

O Deutsche Bank é quem avança com a designação Model Q, que será lançado no primeiro semestre de 2025. De acordo com o relatório terá um preço nos EUA de 30 mil dólares com incentivos e 37 500 dólares sem estes. O que dá aproximadamente 35 750 euros, cerca de 4250 euros mais barato que o Model 3 de entrada.

Que formato adotará? Não sabemos. De momento só é possível especular. Alguns rumores indicam que derivará diretamente do Model 3, assumindo o formato de um crossover compacto. Outros rumores, talvez mais criativos, imaginam uma versão com volante e pedais do Cybercab.

A acreditar no calendário que está no relatório do Deutsche Bank, não vamos ter de esperar muito tempo pela resposta.

Model Y renovado em 2025

Mais certo em 2025 é a renovação do Tesla Model Y (projeto Juniper) — mais ou menos semelhante ao que já aconteceu com o Model 3 —, também referida neste relatório.

A novidade passa pela adição de uma variante longa do Model Y, com três filas de assentos, muito provavelmente em exclusivo para o mercado chinês, que favorecem estas versões.

O relatório fala em mais novidades automóveis, além do Model Q e do Model Y longo, mas não especifica o que serão. Assim como refere-se a outros aspetos do futuro do construtor norte-americano: desde a situação da futura fábrica no México ao escalar da cadeia de fornecedores na China.