Notícias FIAT 500 híbrido vai chegar mais cedo que o previsto

Salão de Bruxelas 2025

FIAT 500 híbrido vai chegar mais cedo que o previsto

A FIAT aproveitou o Salão de Bruxelas para anunciar a chegada antecipada do 500 híbrido e anunciou sucessores para os seus citadinos.

Fiat 500e - 3/4 de traseira
© FIAT

A presença da FIAT no Salão de Bruxelas trouxe ainda mais novidades do que apenas o Grande Panda que estava exposto no seu espaço. Uma das maiores, reveladas por Jean-Philipe Imparato em declarações à Autocar, é que o FIAT 500 Ibrida deverá chegar ainda este ano, em novembro.

Inicialmente previsto para 2026, esta foi a solução da marca italiana para responder ao decréscimo da procura por automóveis 100% elétricos, que afetou especialmente o FIAT 500e.

A produção do pequeno citadino elétrico em Mirafiori (Turim) está suspensa desde novembro do ano passado. As operações só deverão retomar no final deste mês.

A introdução da versão híbrida (mild-hybrid) deverá permitir ao FIAT 500 elevar a sua produção para 200 mil unidades/ano, das quais 125 mil deverão corresponder à versão com motor a combustão. A chegada do 500 Ibrida deverá ser seguida de uma versão atualizada do 500 elétrico.

Novos FIAT 500 e Panda antes de 2030

As novidades não se ficam pelo regresso do 500 com motor a combustão: Imparato confirmou sucessores para o 500 e para o Panda.

“O 500e vai ser seguido de uma versão híbrida em novembro deste ano. Já a próxima geração do 500 deverá chegar em 2029 a Mirafiori.”

Jean-Philippe Imparato, CEO europeu da Stellantis

Imparato avançou ainda que o atual FIAT Panda, que voltou a ser o modelo mais vendido em Itália em 2024, vai continuar a ser produzido até 2030: “O Panda vai continuar a ser produzido em Pomigliano d’Arco, Itália, até 2030, e depois disso teremos um novo Panda”.

FIAT Panda Pandina dianteira
© FIAT Fiat Panda 2024.

Mas, não há dois sem três e há um terceiro modelo da FIAT que vai chegar muito antes destes todos.

Com chegada agendada para daqui a algumas semanas, o FIAT Grande Panda já foi mostrado ao público no Salão de Bruxelas. O início da comercialização está previsto para “março de 2025, com versões elétricas e híbridas”.

“Teremos na gama o novo 500, o novo Panda e o Grande Panda, no segmento do A ao B.”

Jean-Philippe Imparato, diretor executivo europeu da Stellantis

O anúncio destes novos modelos poderá querer dizer que a FIAT está comprometida em manter a sua gama de citadinos, onde reside uma grande parte da história da marca italiana.

Já foram várias as marcas a acabar com a sua presença no segmento, em prol de modelos mais lucrativos.

Fonte: Autocar

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro automóvel a contar com um motor Diesel de injeção direta?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Foi a FIAT que inventou os motores Diesel modernos
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Foi a FIAT que inventou os motores Diesel modernos