Notícias Skoda Elroq RS a caminho. O que esperar?

Antevisão

Skoda Elroq RS a caminho. O que esperar?

Também o Škoda Elroq terá uma versão RS que promete mais performance e imagem mais agressiva. Há um par de possibilidades para a mecânica.

Škoda Elroq RS
© Škoda

Depois de revelar o Elroq, que é, de momento, o SUV elétrico mais barato do Grupo Volkswagen, a Škoda começa a levantar o véu sobre a sua versão mais potente: Elroq RS.

Este será o segundo RS da Skoda totalmente elétrico — o primeiro foi o Enyaq RS — e será oficialmente apresentado ao mundo no dia 3 de abril.

O que já sabemos?

Em termos mecânicos e dinâmicos a Škoda ainda mantém todos os detalhes em segredo. Contudo, uma vez que o Elroq partilha a plataforma MEB com o maior Enyaq, assim como com os Volkswagen ID.3 GTX e o CUPRA Born VZ é de esperar que o Elroq RS apresente números similares a estes.

Se seguir a mesma receita, vamos encontrar no Elroq RS um motor elétrico traseiro que entrega 240 kW (326 cv) e 545 Nm de binário máximo, enviados em exclusivo ao eixo posterior. Neste caso, os hot hatch elétricos do Grupo Volkswagen fazem o sprint dos 0 aos 100 km/h em 5,7s.

Por outro lado, sendo um SUV, será que poderá adotar a mesma configuração do Enyaq RS ou CUPRA Tavascan, com dois motores (tração integral) e 250 kW (340 cv)? Caso siga esta opção, o Elroq e o Enyaq ficam em paridade, apesar de estarem posicionados em segmentos diferentes.

No caso do ID.3 GTX e Born VZ a bateria é de 79 kWh, permitindo autonomias em torno dos 590 km (WLTP). No caso do Enyaq RS e Tavascan VZ, a bateria é de 82 kWh e a autonomia entre 520-540 km.

Se no segmento abaixo do Elroq temos assistido ao lançamento recente de vários crossovers elétricos de alta performance, como o Mini Aceman JCW, Alfa Romeo Junior Veloce ou o Abarth 600e, no segmento acima, também têm surgido novidades, como o Smart #3 Brabus que se destaca pelos mais de 400 cv de potência.

Quando chega?

Como já referimos, o Skoda Elroq RS será revelado no próximo dia 3 de abril. Ainda não sabemos quando chegará ao mercado em concreto ou quanto custará.

Tendo como ponto de partida os pouco mais de 43 100 euros que custa o Elroq 85, atualmente a versão mais potente (286 cv) e com a bateria maior (82 kWh), temos de assumir que o Elroq RS deverá ficar alinhado pelos 50 mil euros dos «primos» ID.3 GTX e Born VZ.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado a Skoda Felicia Fun?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Os anos 90 também nos deram a Skoda Felicia Fun
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Os anos 90 também nos deram a Skoda Felicia Fun