Notícias Este é o maior e mais potente Smart de sempre

Antevisão

Este é o maior e mais potente Smart de sempre

Depois do protótipo, foi agora revelada a versão de produção do Smart #5, que assume o título de o maior e mais potente de sempre na marca.

Smart #5 frente 3/4
© MIIT

A Smart apresentou o protótipo do #5 no Salão Automóvel de Pequim, em abril. Agora, dois meses depois, o modelo apareceu nos registos do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação Chinês (MIIT) já na sua versão final de produção.

Se considera o #1 e o #3 demasiado grandes para serem um Smart, o que dizer do #5? O novo SUV elétrico da marca anuncia 4705 mm de comprimento, 1920 mm de largura e 1705 mm de altura, e uma distância entre eixos de 2900 mm.

Estas dimensões tornam-no 305 mm mais comprido que o #3 — que detinha o título de ser o maior Smart. Ou seja, o #5 aponta ao segmento D-SUV, onde estão propostas como o Tesla Model Y, mas também os premium BMW X3, Audi Q5 e o Mercedes-Benz GLC.

O Smart mais potente de sempre

Ao contrário do #1 e do #3, que se apresentam com duas opções de motorização, com 200 kW (272 cv) e 315 kW (428 cv) de potência máxima, o #5 duplica o número de opções.

Assim, a oferta motriz deste modelo declina-se em duas versões com tração traseira (RWD), uma com 250 kW (340 cv) e outra 267 kW (363 cv). Ambas estão associadas a uma bateria de LFP (fosfato de ferro-lítio).

Por sua vez, as duas versões de tração integral (AWD) estão equipadas com dois motores, um no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro, que entregam potências máximas combinadas de 432 kW (587 cv) e  475 kW (646 cv). Estes são associados a uma bateria NMC (níquel, manganês e cobalto), que são mais energicamente mais densas.

O Smart #5 passa a ser assim não só o maior de sempre, como o mais potente na história da marca. A capacidade das baterias ficou por ser anunciada, ainda que o protótipo que o antecipou em Pequim tenha-se apresentado com uma bateria de 800 V e mais de 100 kWh de capacidade, resultando em 550 km de autonomia (ciclo WLTP).

Relativamente à performance, também pouco se sabe. Só apenas sobre a velocidade máxima, que está limitada a 200 km/h em todas as versões, exceção feita à de topo, que sobe até… aos 210 km/h. Esta versão também será a mais pesada: 2450 kg (!).

Para quando?

Ainda não foram anunciadas datas para o lançamento do Smart #5, porém tudo indica que possa ser lançado ainda no quarto trimestre deste ano.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o SEAT Ronda?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este SEAT Ronda foi usado como prova em tribunal. Porquê?