Notícias Subaru quer STI de volta à Europa mas não será como a desejamos

Antevisão

Subaru quer STI de volta à Europa mas não será como a desejamos

O regresso da sigla STI à Europa está em cima da mesa, mas a Subaru está preparada para prescindir do motor boxer que sempre a definiu.

Subaru WRX STI S210
© Subaru

A icónica designação STI (Subaru Tecnica International) poderá regressar aos modelos Subaru na Europa — o WRX STI saiu do mercado europeu em 2018. No entanto, o futuro será bastante diferente do passado.

Foi o que o responsável da marca para a Europa, David Dello Stritto, revelou à imprensa no âmbito do Salão de Nova Iorque: “Há planos para fazer regressar a desportividade à Subaru”, mas não conte com o lendário motor boxer. Ou com qualquer outro motor de combustão interna.

“De momento não o conseguíamos fazer: a Europa diz que não podes, porque tens de ter um filtro de partículas no motor a gasolina que pode, literalmente, sufocar o motor”, continuou Dello Stritto. Mas isso não é problema num carro 100% elétrico.

Subaru Trailseeker traseira
© Subaru O Subaru Trailseeker foi um dos elétricos apresentados pela marca no Salão de Nova Iorque.

“Com um elétrico, temos a potência e a performance, e temos um sistema AWD (all-wheel drive). Estamos a trabalhar em mais modelos desportivos e a eletrificação permite-nos fazê-los”.

David Dello Stritto, diretor-geral da Subaru na Europa

A ideia de ter um Subaru STI 100% elétrico não é de agora. Em 2022 foram apresentados o Subaru Solterra STI Concept e o Subaru STI E-RA (competição), com quase 1100 cv de potência.

Quando chega?

Ainda não se sabe que formato os futuros Subaru STI elétricos poderão assumir ou quando vão chegar. Nada está totalmente definido. Ainda assim, tudo indica que poderemos conhecer o primeiro Subaru STI 100% elétrico ainda antes do final desta década.

Antes disso Dello Stritto diz que “primeiro preciso de volume. Preciso de vender os meus SUV. Precisam de fazer dinheiro”. Palavras que nos lembram que a América do Norte é o maior mercado da Subaru e é onde o impacto das tarifas aduaneiras se está a fazer sentir mais.

Vai-se chamar mesmo STI?

Lançar um STI 100% elétrico é ambicioso, mas é provavelmente crucial como forma de assegurar relevância e competitividade no futuro. Mas chamar STI a um Subaru sem cilindros opostos ou escapes poderá levantar celeuma, considerando o legado destas três letras.

Subaru WRX STI S210 na pista, frente
Arranque a Frio

Novo Subaru WRX STI não faz sentido por um motivo

A atual geração do Subaru WRX recebeu, finalmente, uma variante STI que passa a ser a mais potente da gama, mas temos más notícias.

Fernando Gomes

Talvez, por isso, o diretor-geral da Subaru na Europa não feche a possibilidade a estes Subaru elétricos de alta performance serem chamados de outra coisa, como STe — uma designação que a Subaru patenteou em diversos mercados europeus.

“O espírito STI continuará a viver, por isso se mudar a última letra não acho que fará uma grande diferença”.

David Dello Stritto, diretor-geral da Subaru na Europa